10 Motivos para consumir Chia

Chia, a semente poderosa, repleta de nutrientes e traz uma série de benefícios ao organismo e pode ser consumida de diversas formas.

Os 10 motivos para consumir chia:

  1. Controla as taxas de colesterol;
  2. Melhora o funcionamento do intestino;
  3. ajuda a emagrecer
  4. Previne o diabetes;
  5. Auxilia no controle da hipertensão;
  6. Aumenta a sensação de saciedade;
  7. Fortalece os ossos;
  8. Contribui com a manutenção dos músculos;
  9. Afasta o envelhecimento precoce.
  10. Favorece a sensação de bem-estar

chia emagrece

Recentemente, a chia ganhou fama pela sua qualidade nutricional, mas, assim como o amaranto e a quinoa, o grão é cultivado há muito tempo e era consumido pelas civilizações maia e asteca. Ganhou espaço nos laboratórios por ser uma das melhores fontes de ômega-3, superando a quantidade da linhaça, além de ser rica em cálcio, potássio, proteínas e fibras.

Pequenas e ovais, as sementes da chia podem apresentar cores preta, branca, marrom escura ou cinza. Originária da América Latina, hoje pode ser encontrada ao redor do mundo, em mercados comnuns ou em lojas espcializadas em produtos naturais.

O que a chia tem, e quais os benefícios ?

A cada colher (sopa) contém: 79kcal; 6g de carboidratos; 2,9g de proteínas; 5,3g de fibras; 95mg de cálcio; 50mg de magnésio; 1,2mg de ferro; 61mg de potássio; 3g de ômega-3; 0,9mg de ômega-6.

chia beneficios

A chia dispõe de uma grande de ômega-3, além de proteínas de alto valor biológico, fibras e antioxidantes. possui ação anti-inflamatória e grande capacidade de absorção de glicose. O alimento colabora, portanto, com a prevenção e o controle do diabetes.

Estudos mostram que a chia é capaz de normalizar a resistência à insulina e a melhora do perfil lipídico e da adiposidade visceral, prevenindo, além do diabetes, o aumento do colesterol e a obesidade. Para os diabéticos, a vantagem está no fato da semente ter baixo índice glicêmico, ou seja, evita picos de insulina no sangue, que podem gerar hiper ou hipoglicemia.

chia controla colesterol

Já as proteínas de alto valor biológico são aquelas que possuem os aminoácidos que o organismo não é capaz de produzir. Geralmente, são encontradas em alimentos de origem animal, como carnes, peixese laticínios, mas alguns vegetais apresentam em boa quantidade: caso da chia e da quinoa.

E não é só isso: o grão também contém bastante cálcio, mineral indispensável para a manutenção do esqueleto, prevenindo a osteoporose. O nutriente deve ser consumido nas quantidades ideais desde a infância, para fortalecer os ossos desde cedo, e sempre reposto em qualquer fase da vida. Laticínios, gergelim e verduras verde-escuras são outras fontes de cálcio.

 

 

Artigos relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook