11 Alimentos Para Emagrecer

Diga não ao inchaço. Acabe com a retenção de líquidos colocando alimentos certos no prato.

Saiba que existe uma variedade enorme de alimentos que ajudam a acabar com esse incômodo. Você pode comer de tudo, desde que de forma equilibrada, inclusive quando o assunto é sódio e gorduras boas. Um nutriente importantíssimo que não pode faltar no cardápio são as fibras, que melhoram o funcionamento intestinal, expulsando toxinas e substâncias maléficas ao organismo, além de eliminar água de maneira natural.

Veja os melhores alimentos entre frutas, verduras e cereais para você incluir na dieta e acabar de vez com o inchaço:

Frutas, como alimentos para emagrecer

Algumas possuem mais de 80% do seu peso constituído por água.

Alimentos: Frutas que EmagrecemLimão: contém d-limoneno e alta concentração de vitaminas C e B (tiamina). Combate os radicais livres, ajuda na manutenção do colágeno, da hemoglobina e atua como antisséptico. Pode ser consumido em sucos, temperos e vitaminas, e a porção ideal é de 1 a 2 unidades por dia. Cada 100g contém 14 calorias. Contraindicação: cuidado com a pele ao manusear o limão. Em contato com o sol ele causa manchas e queimaduras.

Melão: tem alta quantidade de potássio, vitaminas A e C, ácido linoleico, licopeno, zeaxantina e lanoesterol. Tem ação anticancerígena e diurética e pode ser consumido puro ou batido sob forma de vitamina. O recomendado é ingerir 1 fatia média pode dia. Cada 100g contém 100 calorias.

Melancia: possui bastante água, vitaminas do complexo B, licopeno, betacaroteno, luteína e zeaxantina e sais minerais como cálcio, fósforo e ferro. Auxilia na desintoxicação do organismo e pode ser consumido em forma de suco ou a fruta in natura. O ideal é ingerir 1 fatia média ao dia. Casa 100g contém 100 calorias. Contraindicação: pessoas com artrite reumatoide ou que sofrem com uma doença genética chamada citrulinemia.

Legumes que ajudam a emagrecer

Sejam cozidos ou in natura eles devem fazer parte do cardápio diário por conter bastante líquido e vitaminas.

Legumes que Emagrecem

Abóbora: é rica em vitamina A e niacina. Por conter muita água, favorece o trabalho dos rins e a formação da urina, diminuindo o inchaço do corpo. O ideal é consumir duas colheres de sopa por dia. Cada 100g contém 40 calorias.

Berinjela: contém vitamina A, B, C e E; minerais como cálcio, fósforo, ferro, magnésio, potássio e zinco; antocianina, esterois e betacaroteno. Tem ação diurética, tônica digestiva, atioxidante, previne doenças crônicas e retarda o envelhecimento. O ideal é consumir uma xícara de chá de berinjela 2 vezes por semana. Cada 100g contém 19 calorias.

Pepino: possui sílica e flúor. É diurético, adstringente e tônico. Pode ser consumido em saladas, sopas e vitaminas. A quantidade recomendada por dia é três colheres de sopa. Cada 100g contém 10 calorias.

3 Verduras que emagrecem

Ricas em fibras e água, são essenciais na composição de uma dieta equilibrada e saudável.

Alcachofra: cintém cinarina, que tem ação diurética, auxilia na eliminação de ureia e de substâncias tóxicas, decorrentes do metabolismo celular, promovendo uma verdadeira limpeza no sangue. O ideal é consumir 1 unidade, 2 vezes por semana. Casa 100g de alcachofra cozida contém 35 calorias.

Alface: rica em vitaminas A, B, C e E; minerais como cálcio, fósforo, ferro, magnésio, potássio e zinco; além de fibras, ela conserva a saúde da pele e das mucosas, dá resistência aos vasos sanguíneos e age contra o acúmulo de toxinas. A porção diária recomendada é de um prato de sobremesa, que tem apenas 15 calorias.

Espinafre: contém potássio, ferro e cálcio, que ajudam a desintoxicar o organismo e auxilia no equilíbrio da pressão arterial. 1/2 xícara (chá) de espinafre picado contém 5 calorias.

2 Cereais que atuam no emagrecimento

Prefira sempre os integrais, que são ricos em fibras, auxiliando no bom funcionamento do intestino e, consequentemente, acabando com inchaço e estufamento na barriga.

Aveia: rica em avenina, que tem ação diurética, sacia a fome, alivia o estresse e é revitalizante mental. Pode ser associada à salada de frutas, nas refeições principais ou substituindo a farinha branca no preparo dos alimentos. A porção diária deve ser de uma a duas colheres de sopa. Cada colher de farelo de aveia possui 56 calorias.

Linhaça: contém ômega 3 e 6, que auxiliam no equilíbrio hormonal, amenizando distúrbios causados pela TPM (Tensão Pré-Menstrual). Além disso, ajuda os rins a eliminarem água e sódio. Prefira a linhaça do tipo dourada, na forma especial de farinha. O ideal é consumir até duas colheres de sopa por dia. Cada 15g contém 43 calorias. Contraindicações: pessoas portadoras de diverticulite ou doenças inflamatórias intestinais.

 

 

Artigos relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook