Como Curar Ressaca

Fim de ano é época de festas, celebrar o ano que passou e o que está por vir, pedir felicidade, prosperidade, amor, saúde e mais o que for possível tirar de um presente do Papai Noel ou que venha com as cores de sua roupa. Mas toda essa festa tem um preço, e ele vem na manhã seguinte, a ressaca.

E não tem desculpa, abusou na noite anterior ela vem, com aquela dor de cabeça, enjoo, vontade de ficar tomando água o dia inteiro, com muita sorte jogado na cama (já que muita gente acaba ficando no banheiro mesmo). Mas também não faltam modos de como curar ressaca, ainda que já esteja confirmado que não há remédio contra ressaca, a não ser não beber, e isso duvido que alguém vá fazer.

Como Curar Ressaca

O que é Ressaca?

Mas antes de algumas dicas é bom entender o que é essa tal de ressaca, que na verdade é quando seu organismo não consegue metabolizar todo álcool no organismo e precisa fazer o trabalho dobrado (ou triplicado etc.). Nesse cenário, quem sai perdendo mais ainda é o fígado, que produz as enzimas para absorver o etanol (criado pelo álcool), mas não dá conta e o resultado é a famosa ressaca.

Pior ainda, todos esses sintomas do dia seguinte são em razão de uma espécie de crise de abstinência, já que o organismo é obrigado a trabalhar com toda sua força, mas logo na sequencia para de ter em mãos aquele mesmo álcool que estava tanto lhe dando trabalho, e até voltar ao normal, acostume-se com essa dor de cabeça.

Como Acabar com a Ressaca?

Enfim, o melhor mesmo então é, ou não beber, ou tomar alguns bons cuidados. Confira então essas dicas:

Como Curar Ressaca a receita mesmo é Muito Líquido

Antes de qualquer coisa, mesmo não tendo um remédio oficial, talvez a água seja o melhor inimigo da ressaca, já que essa hidratação ajuda no trabalho do fígado e rins, ajudando “a vítima” a eliminar mais rapidamente esses resíduos tóxicos.

Agua para curar ressaca

E nesse caso, a água, por mais que seja a opção mais óbvia, talvez nem seja a mais indicada, já que sucos, água de coco e aqueles famosos isotônicos, além de ajudarem como faz a água, ainda repões sais minerais e vitaminas (que a bebedeira no dia anterior fez questão de sumir com eles). Mais ainda, no caso de quem prefere um refrigerante, ele também são ótimas pedidas, já que ainda contém muito açucar, que nesse caso substituem o açucar do álcool e ajudam o organismo nessa “crise de abstinência”.

Remédios para Curar Ressaca ?

E não adiante, não há remédios para curar ressaca (pelo menos não ainda nesse momentos, já que há gente por ai pesquisando o assunto), a não ser que você não beba nada no dia anterior. Existe sim remédios que melhoram cada um dos sintomas, um para dor de cabeça, uma para o enjoo, um para a dor no corpo etc.

Mas lembre-se que todos esses remédios podem sobrecarregar seu fígado e criar uma ressaca pior ainda nos dias seguintes. Portanto, o melhor remédio é mesmo o relógio, ficar olhando o tempo passar nele até o outro dia e torcer para uma melhora.

Continuar Bebendo

“Melhor remédio para a ressaca é continuar bebendo”, muita gente já cansou de escutar esse ditado popular, assim como já seguiu essa ideia várias vezes e engatou uma bebedeira na outra. O resultado então é uma ressaca ainda maior, pelo menos assim que parar de beber.

Então, a não ser que você consiga beber seguidamente por dias e dias seguidos, não se engane, uma hora você vai ter uma ressaca, ou mais tragicamente, perecer diante da bebida (vulgo morrer mesmo).

Comer muitos doces

Partindo do mesmo princípio do refrigerante, escolher um docinho no dia seguinte pode sim ajudar na hora de melhorar a ressaca. O problema é que, diferente do refrigerante, que acaba sendo diurético, os doces podem virar os inimigos se forem consumidos em excesso, já que perigam sobrecarregar mais ainda o fígado.

Doce Cura Ressaca ?

Na verdade, ao invés de um doce gordurento, cheio de chocolates e cremes o bom mesmo é preferir uma frutinha, mas ninguém acha que a maioria das pessoas irão preferir uma maça a uma bela fatia daquele pavê que sobrou de sobremesa no dia anterior.

Comer enquanto bebe

Ai sim uma dica que ninguém nega queque funciona perfeitamente contra a ressaca, bom, pelo menos contra boa parte dela. Não ficar com o estômago vazio enquanto toma umas e outras ajuda na hipoglicemia do dia seguinte (já que o organismo continua pedindo a quantidade exagerada de açucar da bebida).

E não só durante o tempo que estiver bebendo, mas também (se ainda estiver em condições) é melhor ainda comer alguma coisa antes de dormir, coisa que já ajuda o organismo enquanto estiver dormindo. O problema é que isso pode levar a um exagero dessa “última refeição”, e muita gordura pode piorar ainda algum desarranjo intestinal que venha com a ressaca (ou ainda fazer o fígado trabalhar ainda mais). Portanto, é bom comer, mas não exagerar.

Tomando só bebidas boas

É lógico que quanto melhor a bebida, com menos impurezas ela chega em seu organismo, melhor, mas nem por isso a ressaca é impedida. Bem verdade isso ajuda, mas não acaba, já que o coitado do fígado nesse caso acaba tendo menos trabalho no dia posterior.

O mito só não cabe inteiro por que a ressaca é resultado da quantidade exagerada de álcool e não do resto que vem junto com ele na bebida, mas mesmo assim prefira as boas bebidas, sempre.

O que comer para melhorar a ressaca?

De modo tremendamente simples, ovos, brócolis, pimenta, ceboa e germem de trigo são amigos da hora de eliminar um tal de acetaldeído, um elemento que em excesso no organismo causa dores de cabeça, náuseas e tonturas. E advinhem quem tem um monte de acetaldeídos? Sim, o álcool.

Curar ressaca com chips

Ainda no assunto comidas, não esqueçam a trinca banana, suco de laranja e batatas chips, já que os três alimentos são ricos em potássio, e a falta de potássio causa problemas no sistema nervoso e muscular. O problema é que o potássio é eliminado na urina e quanto mais idas ao banheiro, mais potássio que vai embora, e a solução acaba sendo só repor essa perda com alimentos.

Artigos relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook