Oleo de Girassol

Não há pessoa no mundo que não conheça aquela enorme flor amarela que procura o sol (por isso gira+sol), mas também, a grande maioria nem deve desconfiar que ela seja considerada por muitos como um enorme fonte de benfeitorias para o ser-humano. Principalmente o óleo extraído do girassol.
O problema dele é que, como quase todos componentes naturais, a grande maioria de seus “milagres” acabam sendo contestados por pesquisas científicas, assim como sua eficácia nesse ou naquele campo, nunca acaba sendo inquestionável. Mas nem por isso é difícil encontrar uma série de afirmações que empolgam até o mais pessimista.
Oleo de girassol
Portanto, o óleo de semente de girassol é sim uma das novidades do momento (ainda que esse “momento” nem seja tão recente assim) e promete ainda ser muito falado.

Terapia do Girassol

Para começo de conversa, você também pode não saber, mas os maiores produtores de girassol do mundo estão na Ucrânia e na Rússia, e é desse segundo lugar que, em 1991, um bacteriologista chamado Dr. Karach parece ter encontrado a cura para todas as doenças do mundo. Bom, pelo menos para ele.
E sim ele estava falando de óleo de girassol, na verdade de uma terapia simples e que envolvia apenas uma colher de chá do produto. Bastava bochechar ela em jejum durante uma média de 15 a 20 minutos todos os dias. Era importante também que não se engolisse esse conteúdo de modo algum. De acordo com ele, o liquido cuspido ainda iria mudando de cor no passar dos dias, de um branco leitoso até o transparente.
A grande jogada era que fazendo apenas isso a promessa era de agir de forma preventiva em problemas relacionados a células, tecidos e órgãos. Em resumo: tudo.
Colher com Oleo de girassol
O Russo ainda afirmava que esse “tratamento” impedia o desenvolvimento de dor de cabeça, dente e até bronquite, passando por problemas relacionados a tromboses, problemas cardíacos, intestinais, renais e até encefálicos. Tudo mesmo.
O interessante é que, talvez, o Dr. Karach não estivesse tão errado assim.

Óleo de girassol emagrece!

Antes de qualquer coisa é bom lembrar que se você já se pegou usando o óleo de girassol em sua cozinha, não está sozinho, já que, aparentemente (assim como no rótulo) ele aponta ter muito mais vitamina E e ainda pouca gordura saturada. O que em outras palavras o tornaria mais saudável.
O problema é que, quase na mesma linha do “bochecho russo”, o óleo só deve ser usado em seu estado natural, nunca aquecido, pois nesse caso, essa mudança de temperatura causaria o surgimento de células que poderiam causar câncer. E, mesmo sendo em prazo longo e parecendo uma afirmação até perigosa de ser feita, não é difícil encontrar nutricionistas e especialistas que tem certeza disso.
Para esses, o jeito correto de ser usar o óleo é com duas colheres de sopa sobre o alimento depois dele pronto, como um azeite. A explicação é que o óleo de girassol é rico em ómega 9, que é uma gordura boa, previne o colesterol ruim e, ainda por cima, evita acúmulo de gordura no abdômen. A promessa (logicamente que com uma dieta acompanhando) é de uma média de até 3kg a menos por semana.
É importante ainda salientar que em alguns casos ele nem precisa ser ingerido nessa forma líquida, já que a opção de pílulas e até uma farinha também funcionam. E nesse caso (de simplesmente consumir por consumir, sem esperar qualquer milagre) os resultados podem até serem óbvios, já que a semente é rica em fibras, o que diminui a velocidade de digestão, faz com que você tenha menos fome entre as refeições e ainda ajude na fora de defecar. Três fatores que, sem sombra de dúvidas, emagrecem.
Oleo de girassol

Óleo de Girassol para a pele

Mas, como era de se esperar, não faltam pesquisas e afirmações que apontam que o óleo não emagrece. E até uma linha de pensamentos que sustenta que ele pode não fazer ninguém perder peso, mas, em compensação, deixa todo mundo muito mais feliz, já que, aparentemente, aumenta o nível de serotonina de quem estiver tomando-o. E mesmo que até isso possa ser contradito, existe sim algo em que ele é indiscutivelmente bom: cicatrização.
E quando se diz “cicatrização” se fala no sentido mais amplo da palavra, já que não só já foi provada sua eficácia científica em camundongos, como já é usado por muita gente que garante seu sucesso.
Continuando na pesquisa com os ratinhos, a ideia é que, quando aprovado em seres-humanos ele agilize a cicatrização, principalmente de diabéticos. Tanto no dia-a-dia quanto em pós operatórios.
Mas também já há que use o óleo de girassol para fins semelhantes e só tenha elogios, ainda mais por se tratar de uma situação tão sensível. Nesse caso sendo popular entre amputados em fase de protetização, já que a substância acaba, tanto serve como proteção e prevenção como na própria cicatrização de irritações, feridas e bolhas causadas pelo contato da pele (ainda sensível) com o material da prótese.
Nesse caso, a indicação é apenas a de massagear o local ferido com o óleo, antes de colocar a prótese. E em caso de machucado, repetir o ato depois de retirar. Uma possibilidade muito mais plausível do que bochechar o óleo por meia hora e acabar com todos os seus problemas.

9 thoughts on “Oleo de Girassol”

  1. Meus caros, vai aqui um depoimento de quem se colocou a prova em relação a prática do bochecho com o óleo de girassol.
    Pode até a ciência não ter ainda meios para explicar os efeitos gerados por tal prática mas como muitas outras situações a realidade fala mais alto com os depoimentos.
    Isso não é historinha não , é verdade sim. Faça e comprove com no mínimo um sentimento de limpeza e leveza no seu corpo, e o que vai lhe custar é a compra de um óleo que tenha uma boa procedência na sua fabricação e o ideal é que seja orgânico e prensado a frio o que não será muito barato não mas não podendo o comum mesmo traz seus benefícios.
    Espero ter ajudado e desejo saúde e sorte para todos.

  2. Por gentileza, qual o valor de 1 litro de óleo de girassol?
    Ele é o indicado, prensado a frio/primeira prensa?
    Onde fica esta farmácia?
    Obrigada!
    Sirlei

  3. Pessoal, o óleo de girassol foi usado em perna e favoreceu a cicatrização isso ocorreu durante o tempe em que eu fiquei hospitalizada. Em casa continuo usando para hidratar ressecamento da pele no pós operatório e realmente o efeito é ótimo! Hidrata mesmo!

  4. tenho mielofribrose diagnosticada há dois anos, os meus exames só iam de mal para pior até que tive que começar a fazer transfusão de sangue, uma doença terrível! comecei a fazer o bochecho om óleo de girassol prensado a frio extra virgem, durante quinze minutos ororem jejum,nos últimos exames que fiz os exames estaguinaram, e estou me sentindo melhor. um abraços para todos Arli.

  5. em 1º lugar, quero saber! você está falando bem? ou mal? do oleo de girassol, eu só acho que vc tá falando coisas nada a ver, por que se conhecesse a fundo, não falaria tanta besteira.

  6. caros leitores adoro pesquisar por coisas naturais, olha eu tinha um mal hálito que já não sabia o que fazer ,foi quando li sobre o bochecho com oleo de girassol e comecei a terapia já no dia seguinte estou usando o de mercado mesmo o problema acabou e mais eu que só dormia com rivotril gotas e dormia mal por causa de um zumbido no ouvido graças a Deus estou dormindo mais que a cama sem remedio e o zumbido desapareceu hoje eu comecei a consumir tomei 5 ml antes dos almoço e vou tomar mais cinco antes da janta depois eu conto se ouve outros resultados. a paz de DEUS.

  7. Nunca usei o óleo de girasol,nem na cozinha,nem como remédio.Gostei desse artigo,mas fica aqui uma duvida:será que esse óleo de girasol que vendem nos supermercados,que são produtos refinados ainda proporcionam os mesmos beneficios que as sementes de girasol?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Facebook