Quitosana

É impossível passar imune, pois é sempre a mesma coisa, é só alguém falar que esse ou aquele produto natural emagrece que começa uma correria enorme, tanto do lado de quem quer perder alguns quilinhos tanto do outro, da comunidade científica, tentando provar (ou não) a eficácia dele. E a bola da vez, já faz um tempo, é a quitosana.
Fibra natural encontrada no exoesqueleto de crustáceos (como camarões, caranguejos e lagostas), o produto já é um dos mais vendidos do mundo para fins de emagrecimento, assim como é um dos mais pesquisados, já que sua função vai
mais longe do que só emagrecer. E isso em mercados bem mais práticos.

Para que serve a quitosana, você sabe?

 
Para começo de conversa, saindo de seu lado “remédio”, a quitosana já é largamente usada na agricultura, assim como tem estudos avançados no mercado automobilístico, e em ambos pela mesma razão: proteção. No primeiro, como um pesticida natural (algo como um biopesticida) que ajuda a planta a criar uma defesa natural maior, diminuindo a oxidação e ainda possibilitando o combate eficiente contra infecções por meio de fungos.
Essa proteção então ganhou um outro ramo, já que pesquisas que estão bem avançadas afirmam que a fibra também poderia ser usada para criar uma superfície quase impossível de arranhar em carros. Mas isso é algo que só deve chegar ao mercado daqui a um bom tempo.
Por outro lado, quem já usa a quitosana em larga escala, e muito provavelmente ninguém nem sabe, é o mercado de filtragem, e não só de água, como de diversos outros produtos em que faz parte do processo e aumenta (em alguns deles) a eficácia em 40%. Fabricantes de vinhos e cervejas já usam o produto há tempos.quitosana serve para biopesticida

A quitosana também serve na Cicatrização

Na verdade quando o assunto é saúde, são duas vertentes que tornam a quitosana tão popular e tão vendida. O problema é que quando se fala em emagrecimento a discussão não está nem perto de acabar, enquanto na cicatrização há poucas dúvidas diante da sua força.
Assim como nas plantas, a quitosana não só ajuda na criação de uma defesa natural contra fungos como ajuda na coagulação. Para se ter uma ideia, a marinha dos EUA (vulgo seus fuzileiros navais) já usam uma espécie de remédio à base da fibra que se provou eficaz em vários testes e diminui o sangramento de ferimentos. Estudos que já se tornaram base para o uso da quitosana em fórmulas que já devem chegar ao mercado.
Mas é lógico também que esse lado acaba não ficando no foco dos holofotes, pois quando o assunto é emagrecimento, ninguém ganha.

A Quitosana Emagrece?

E como na maioria dos produtos naturais, a eficácia da quitosana tanto já foi pesquisada a fundo e não encontrada nenhum dado que confirme seu poder de emagrecimento, como também já foi garantido por muitos como um poderoso auxiliador na hora de perder peso. Na verdade, deixando então no colo do consumidor tirar suas próprias conclusões.
Para alguns, a quitosana, por ser uma fibra natural, atua como um gel que se forma e suga a gordura ingerida (quase como uma esponja). E esse milagre é vendido como certeiro, basta uma capsula do produto de 15 a 30 minutos antes de cada refeição.
Dando força a essa afirmação, a quitosana ainda é apontada como um “alimento funcional”, uma espécie de subcategoria que fica entre os alimentos tradicionais e os produtos medicinais, por mais que muita gente ainda torça o nariz para esse tipo de nomenclatura.
Do outro lado, uma série de pesquisas afirmam que tanto emagrecimento, como diminuição de colesterol e de pressão arterial (tudo muitas vezes prometido pelas marcas) não tem mudanças suficientes com a presença do produto para que se torne algo oficial. E desse lado, todas as pesquisas vão ainda mais fundo e afirmam que a quitosana faz sim diferença, mas sim diante do resto dos hábitos do consumidor, já que o produto é sempre recomendado a ser tomado em parceria com muita agua e uma dieta hipocalórica, combinação que então tiraria as prometidas 250 calorias por dia. Não a quitosana.quitosana para emagrecimento

Efeitos Colaterais

Mas uma coisa que foi provada e é irrefutável é que, mesmo sem contraindicações (até por que é um produto vendido sem a necessidade de receita médica em nenhum lugar do mundo), portadores de alergia a crustáceos devem tomar cuidado na hora de tomar a quitosana. De resto, fica então para cada um acreditar ou não na eficácia dela.

Artigos relacionados:

3 thoughts on “Quitosana”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Facebook