Considerada um “pseudocereal”, ela age diretamente em benefício dos músculos e da saúde do coração. O termo destinado à quinoa aparece porque, apesar de ela possuir os mesmos nutrientes que a maioria dos cereais – como arroz ou trigo – suas características de plantio e crescimento são diferentes.
Ela ajuda no fortalecimento muscular, na prevenção de doenças cardiovasculares e redução do colesterol ruim. Essa ação sobre os músculos – em especial para quem pratica exercícios regulares – acontece devido à grande quantidade de proteína presente na quinoa. Além disso, ela possui cálcio, fibras, vitaminas do compleo B e ômega-3.
Dessa forma, o alimento atua também no fortalecimento dos ossos, na prevenção de hipertensão e osteoporose, e é essencial para o bom funcionamento do sistema nervoso e síntese dos hormônios presentes no corpo humano. Para completar, as fibras presentes na quinoa, também ajudam a promover a sensação de saciedade e estimulam o emagrecimento.
A quinoa é rico em nutrientes, o grão é considerado um dos vegetais mais completos. A quinoa é uma fonte extremamente importante de proteína de alto valor biológico ( combinação de aminoácidos necessários para a saúde ), possui baixa concentração de carboidratos e gorduras. Entre as vitaminas, encontramos as do complexo B, C e E.
O alimento é ótima opção para quem busca o emagrecimento sem descuidar da saúde. Pode ser cozido e consumido no lugar do arroz, em saladas ou mingaus.
Quanto consumir das sementes de quinoa ?
Uma pessoa de porte normal deve consumir 1 colher ( servir ) por dia.
Como consumir quinoa ?
É possível encontrar a quinoa em grãos, em flocos e até mesmo em farinha de quinoa. Os grãos podem ser cozidos e consumidos apenas temperados, ou com legumes, em saladas, tabule e sopas. Os flocos podem ser usados para o preparo de mingaus ou salpicado em iogurte e frutas. Já a farinha é indicada para receitas de bolos e pães.
Receita de Quinoa: Salada de maçã e quinoa
Ingredientes para salada de maçã com quinoa
- 2 xícaras ( chá ) de água
- 1 xícara ( chá ) de quinoa em grãos
- 2 maças verdes picadas
- 1 talo de salsão picado
- 1/2 xícara ( chá ) de uvas-passas brancas sem sementes
- 1 colher ( sopa ) de hortelã picada
- 2 colheres ( sopa ) de azeite
- sal e pimenta-do-reino a gosto
- 1 limão cortado para servir
Modo de preparo
Em uma panela, coloque a água e a quinoa e cozinhe em fogo baixo por 15 minutos após levantar fervura. Transfira para uma tigela e deixe esfriar ma geladeira por 1 hora. Adicione as maçãs, o salsão, a uva-passa, a hortelã, o azeite, o sal, a pimenta e misture delicadamente. Sirva em seguida acompanhado do limão.
Livre de Glúten: A quinoa não contém glúten, por isso, pode ser utilizada por pessoas com sensibilidade ou intolerância a essa substância. O glúten é uma proteína encontrada em alguns tipos de alimento, são eles: trigo, cevada, aveia e centeio. Para algumas pessoas, esse consumo pode causar danos na parede do intestino delgado e trazer problemas para a saúde.