Oleaginosas como o amendoim são ricas em proteínas, minerais, vitaminas, fibras e gorduras benéficas. Graças às vitaminas B3 e E, o amendoim melhora a renovação da pele e retarda a formação de rugas. As proteínas são indispensáveis para a formação e manutenção dos músculos e de hormônios.
Por ser rico em potássio, ajuda no controle da pressão arterial ( desde que consumido sem sal ) , e ainda são ricos em antioxidantes como o ácido fólico, necessário para a boa formação dos bebês ainda durante a gestação.
Quanto consumir de amendoim ?
1 colher ( sopa ) por dia, intercalando com outras oleaginosas ( castanha, nozes, avelã ).
Como consumir amendoim
Cozido ou torrado, de preferência sem sal ou com pouco sal. Pode ser ingrediente de barrinhas de cereais e até cremes caseiros. Na hora da compra, verifique se a embalagem contém o selo de qualidade Abicab ( associação brasileira da indústria de chocolates, cacau, amendoim, balas e derivados ), que indica que o produto foi produzido, conservado e transportado adequadamente, cuidados necessários para evitar que ele seja contaminado com grande quantidade de fungos e desenvolva aflatoxinas, substâncias cancerígenas.
Receita: Patê de Ricota com Amendoim
Ingredientes para o preparo do patê
- 500g de ricota fresca
- 1 xícara ( chá ) de leite fervente
- 2 colheres ( sopa ) de manteiga
- sal a gosto
- 1/2 xícara ( chá ) de amendoim torrado e triturado
Modo de preparo
No liquidificador, bata os ingredientes, menos o amendoim. Retire do liquidificador e misture o amendoim.