Queridinho das estrelas Gwyneth Paltrow e Victoria Beckham, o teff é um cereal muito comum em Etiópia, Eritreia, Índia e Austrália. Trata-se de um grão rico em cálcio, ferro, fibra e proteína ( aminoácidos essenciais ). Sua farinha também pode ser usada para substituir outras menos saudáveis. Ele é conhecido por ser o menor grão do mundo – 1 grama de teff = 3 mil grãos. E, por ser consumido inteiro, não perde nenhum propriedade com refinamento.
De acordo com o Conselho de Cereais Integrais dos EUA ( Whole Grains Council ), uma porção do grão ( 1/4 de xícara ) tem 7g de proteína, 4g de fibra, 10% de cálcio, 20% de ferro e 25% de magnésio, indicados por dia. Para ter uma ideia, uma xícara de teff cozido tem 123 miligramas de ferro, o que equivale a meia xícara de espinafre cozido. Quer mais ? Ele é rico em vitamina C ( o que é raro em cereais ), vitamina B6, zinco, potássio e oito dos aminoácidos essenciais ao organismo, com destaque para a lisina, ausente na maioria dos cereais e que ajuda no metabolismo do cálcio.
Saiba que o Teff, é um dos alimentos que não contem glúten
Quais são os benefícios do Teff?
Segundo pesquisa da Universidade de Adis Abeba, na Etiópia, a fibra presente no teff é muito resistente à digestão, o que gera maior saciedade e o bom funcionamento do intestino.
Forma de Consumo, Saiba como usar
Como farinha, na fabricação de pães, macarrão bolos e biscoitos. Por ser semelhante ao trigo ou ao farelo, dá para fazer mingaus, molhos e sopas. Ao substituí-lo pela farinha de trigo, use a metade da porção nas receitas.
Calorias: 113cal. por 30g
Onde encontrar e comprar ?
Em lojas e sites especializados em alimentos sem glúten, veganos e produtos naturais. O pacote de farinha, com 700g custa por volta de R$ 57,00. Já o pacote com os grãos sao, em média, por R$ 102,00