Escolha os líquidos certos para fazer a diferença na hora de reduzir os ponteiros da balança.
Sabia que cortar as calorias líquidas do dia a dia pode ser mais eficaz no emagrecimento do que reduzir a quantidade dos alimentos. Isso porque as pessoas tendem a se preocupar mais com o que comem do que com o que bebem, achando que a bebida não atua de forma direta no aumento ou diminuição do peso.
Entenda o problema das bebidas calóricas
O primeiro problema causado pela ingestão incorreta de líquidos é a dilatação do estômago. Quando a pessoa ingere alguma bebida durante a refeição, ocorre o aumento do volume deste orgão, alterando a sensação de fome. Ao beber líquidos com a comida, há diluição do ácido clorídrico, provocando um retardamento da digestão, principalmente de proteínas e gorduras. Por isso, recomendo ingerir as bebidas 30 minutos antes ou depois da alimentação.
Você sabia que, dependendo da escolha que fizer, as calorias das bebidas podem representar até 50% do valor calórico de uma refeição completa? Nesse caso, os maiores vilões são os refrigerantes e os sucos de fruta em excesso, tanto os naturais como os de caixinha. As bebidas gaseificadas contêm gás carbônico, que também contribui para a dilatação do estômago. Mesmo optando pelas versões light ou diet, os refrigerantes não são recomendados, já que possuem alto índice de sódio em sua composição, o que provoca a retenção hídrica. O mesmo acontece com os sucos industrializados: são ricos em calorias e conservantes, principais agentes causadores do inchaço. Em relação aos sucos naturais, o problema fica por conta da frutose (açucar natural), quando consumida em excesso.
Dicas de consumo de bebidas calóricas
- Cerveja
Em média 1 lata (350ml) de cerveja tem 147kcal. No happy hour, beba até 2 copos (400ml) e alterne com água. - Chá
Para não somar calorias ao seu cardápio, beba chá de ervas (ou de frutas) sem adoçar. Uma boa opção é o chá verde, que ajuda a secar as gordurinhas. - Refrigerante
A maioria tem 137 kcal por lata (350ml). A melhor escolha são as versões light e diet, mas sem excessos, pois podem reter líquidos no corpo. - Leite
O cálcio favorece a perda de peso, mas você deve optar pela versão desnatada da bebida, que fornece 90kcal a cada 1 copo (250ml), em média. - Suco naturais
Os menos calóricos são os de acerola, morango, limão, maracujá e tomate. - Caipirinha
A bebida alcoólica possui cerca de 7kcal por grama. As calorias aumentam ainda mais quando a bebida é preparada com açucar. Cada 100ml contém mais ou menos 260kcal.
Melhores opções
Na hora de escolher o que beber, aposte na água, que pode ser ingerida à vontade, ou nos chás naturais de ervas. Se preferir um suco, dê preferência ao de limão ou maracujá, que são fontes de fibras e não somam muito açucar no organismo. Água de coco também é magrinha e ajuda a matar a fome.