Controle do apetite, ação contra o colesterol e a glicemia, propriedades anti-inflamatória, repleta de fibras, ômega-3 e 6. A linhaça entrou para o time dos alimentos funcionais essenciais para o bom funcionamento do organismo, sendo capaz de regular as taxas de triglicérides no sangue e regular os níveis de glicose.
Quando se consome linhaça, o coração é o órgão mais beneficiado do corpo humano: o ômega-3 melhora a fluidez sanguínea, o que dificulta a formação de coágulos e trombos. Isso permite melhor mobilidade de hormônios, proteínas e nutrientes, além de aumentar mecanismos de defesa do organismo. No entanto, é preciso estar ciente de que tudo consumido em excesso pode prejudicar a saúde do corpo. Por isso, ainda que considerada um alimento funcional, a linhaça deve fazer parte da sua dieta com moderação, para que não resulte em efeitos contrários.
Lembrando que ela pode ser encontrada em duas opções, escura ou dourada, e a diferença fica apenas no sabor, pois as propriedade são as mesmas.
Com a linhaça o funcionamento do intestino é beneficiado com o consumo regular dessa semente, já que seu alto teor de fibras insolúveis diminui a constipação. Assim como a chia, a linhaça é rica em Omega 3, um tipo de gordura extremamente benéfica para o nosso corpo, que previne doenças cardiovasculares e ativa a nossa memória.
A semente de linhaça dourada também possui lignanas, substâncias com função semelhante à do estrógeno, um hormônio feminino. A presença de lignanas protege da formação de alguns tipos de tumores dependentes do estrógeno, como o de mama, e pode reduzir o processo de metástase.
Quanto consumir da semente de linhaça ?
A quantidade que cada pessoa poderá ingerir diariamente da semente de linhaça depende muito de cada estrutural corporal que varia de pessoa para pessoa, mas o ideal para esta de estatura e peso mediano é de 2 colheres ( sopa ) por dia.
Como consumir a linhaça ?
O ideal é adquirir as sementes inteiras e triturá-las no liquidificador no momento em que for consumi-las, para preservar suas propriedades. A trituração permite uma maior absorção dos nutrientes durante a digestão. A linhaça pode ser consumida com iogurte, frutas, vitaminas, saladas, sopas ou em receitas de bolos, pães e salgados.
Receita com linhaça
Farofa de linhaça
Ingredientes para fazer a farofa de linhaça:
- 1/2 xícara ( chá ) de linhaça
- 1 colher ( sopa ) de manteiga
- 1 colher ( sopa ) de azeite
- 1 alho-poró picado ( somente a parte branca )
- 2 dentes de alho amassados
- 1 xícara ( chá ) de champignon em fatias
- 1/2 xícara ( chá ) de chá preto coado
- Sal a gosto
- 1 xícara ( chá ) de farinha de mandioca
- 1/2 xícara ( chá ) de cheiro-verde picado
- Salsinha para decorar
Modo de Preparo:
No liquidificador, triture a linhaça e reserve. Em uma panela, em fogo médio, aqueça a manteiga e o azeite. Refogue o alho-poró até ficar macio. Adicione o alho e o champignon. Coloque o chá e acerte o tempero com sal. Desligue o fogo e misture a linhaça, a farinha de mandioca e o cheiro-verde. Disponha em uma travessa e decore com salsinha.
Dica: Coma a linhaça certa!
Caso a linhaça não seja preparada em receitas cozidas ou assadas – ou já não esteja triturada e pronta para consumir – é preciso levá-la ao forno, em fogo baixo, por aproximadamente 15 minutos. O calor é capaz de minimizar a ação das substâncias que impedem a absorção de nutrientes. Para aproveitar a linhaça como farinha, a forma ideal de consumo é triturá-la no liquidificador e acrescentar às refeições diárias. É que ela possui uma casca bastante rígida, que pode não ser digerida no estômago. Por isso, se não passar por esse processo, chega ao organismo sem oferecer nenhum benefício.