Oleo de Andiroba

Diante de tantos produtos milagrosos, poucos podem ter o orgulho de serem oficialmente milagrosos, que é o caso da Andiroba. Na verdade não ela, que é uma árvore enorme e que no Brasil enche a Amazônia com seus 30 metros de altura, mas sim seu óleo. E ele é tão importante que até batiza a própria.
Vindo do Tupi, Ândi´Roba, que quer dizer óleo amargo, tem esse “extrato” saído de suas sementes, que caem entre janeiro e maio (florescem de agosto a outubro) e é reconhecido oficialmente pelo Ministério da Saúde por suas propriedades fitoterápicas.
Por isso, o que não falta são modos de utilizar muito bem o oleo de andiroba.
arvore para retirada de oleo de andiroba

Para que serve o Oleo de Andiroba

Ainda que há muito tempo atrás o óleo de andiroba fosse usado pelos índios para mumificar a cabeça de seus inimigos, bem verdade, também era conhecido como “azeite de andiroba” e também usado por esses mesmos para fins antissépticos, antiinflamatórios, cicatrizantes e até como inseticida. Tudo pelo que hoje ele também é usado (tirando a parte das cabeças).
Amarelo claro e muito amargo (sim tem gente que acredita que ele é um poderoso vermífugo, ainda que a Universidade Federal de Pernambuco e do Pará tenham uma pesquisa extensa sobre seus malefícios para o fígado), o oleo de andiroba acaba sendo famoso mesmo como produto cosmético.
semente de oleo de andiroba
À título de curiosidade, a famosa linha Natura Ekos é, justamente, pensada a partir do óleo de andiroba e promove “maciez e uma pela muito mais acetinada” para suas consumidoras.
E partindo do mesmo princípio, a massoterapia ainda faz vasto uso da andiroba, já que suas funções anti-inflamatórias e cicatrizantes acabam sendo ótimas para o relaxamento muscular e o alívio de dores na coluna.
O óleo de andiroba ainda acaba sendo largamente lembrado na indústria de cosméticos capilares, já que promete não só cabelos mais sedosos e brilhantes, como ainda até o combate da calvície, o que não é comprovado, mas também não impede de marcas famosas de shampoos se aventurarem com produtos à base de andiroba.

Repelente de Andiroba

andiroba vela
O interessante é que, além de tudo isso, desde os tempos onde resolvia o problema com as cabeças dos inimigos, também era usado para afastar os mosquitos. E sempre de um jeito extremamente eficiente.
Tão eficiente que ainda hoje grande parte daquele tipo de vela aromática repelente é feita do óleo de andiroba. Nesse caso, a vela é formada a partir da cera feita com a queima do baçago. O mesmo ainda pode ser passado direto no corpo, e em ambos o caso, o resultado promete ser eficiente até contra mosquitos que transmitem malária e dengue.

Artigos relacionados:

108 thoughts on “Oleo de Andiroba”

  1. gostaria de saber como e feito o cutivo da andiroba?
    qual a idade media pra o começo dos frutos ?
    qual o espaço de uma arvore para a outra

    1. pode ser a forma de usar para rinite um gota no dedo e esfrega dentro do nariz colocando uma gota por cada lado pela manha e tarde esfregando por mais ou menos um minuto no caso de sinusite a mesma coisa porem toma depois do cafe duas e depois do jantar mais duas gotas a rinite some em mais ou menos tres a cinco dias e a sinusite as vezes o tratamento leva ate quinze dias estou falando do oleo de copaiba e tem que ser puro se nao tiver qualidade nao vai ter resultado

  2. Estou usando o sacro óleo para psoríase eu adiciona manteiga de cacau e faço um creme, passo nas lesões de psoríase, está melhorando bastante, pois, a descamação está bastante reduzida. Se Deus permitir que eu fico bom, avio a vocês.

    1. caro ribamar, tenho 46 anos e a psoríase esta me tomando.
      peço a vc. o favor de me mandar a receita deste creme que esta usando, só quem sofre deste mal sabe o tão desconfortável e da vergonha que passamos, devemos nos ajudar, passando a todos uma forma de termos uma vida melhor, deus te abençoe. um abraço.

      1. Jonathan, boa noite.
        Como tem andado sua psoriase?
        Vc já ouviu falar em alto hemoterapia? Faz uma pesquisa. Eu faço há mais de 3 anos e tenho uma amiga que foi curada de psoríase fazendo a auto hemoterapia.
        Edinalva

      2. caro amigo jonatham eu tenho aqui os produtos de andiroba em capsulas muito eficaz neste tratamento ja trabalho nesta area de nutraceuticos ha 8 anos e os resultados sao surpreendentes entre em contato …

      3. Caro Jonathan, usei esse creme do qual falei acima, mas, no momento estou usando um bem melhor e fácil de encontrar, continua sendo de andiroba. Você compre o HIDRATANTE DE ANDIROBA DA NATURA EKOS e use diariamente umas três vezes ao dia (é excelente deixa a pele macia e ainda é muito cheiroso) eu uso ainda ÔMEGA 3 PLUS feito em farmácia de manipulação que é melhor. Amigo, eu tinha vergonha de tomar banho em qualquer riacho ou piscina, pois, minhas pernas e partes das costas e barriga tinha muitas placas de psoríase, hoje graças a Deus sumiu praticamente tudo, na parte superior do corpo já sumiu tudo, ainda aparece muito sutilmente nas pernas, mas, nem tenho vergonha mais e já tomo banho normalmente em qualquer lugar. O ômegra três ajuda equilibrar o teu organismo, eliminando colesterol e outras coisas. Caro Jonathan faça não vai lhe fazer mal algum e garanto que vais se sentir muito bem. Já usei tudo o que vc possa imaginar, psorex (propionato de clobetasol) Neotigason (acitretina) daivonex, banho de luz dentre outras coisas, mas, nada comparou-se ao simples HIDRATANTE DE ANDIROBA DA NATURA (EKOS) que aqui no Amapá se compra por 45 reais, me add no facebook, para batermos um papo outra hora, NO FACE: RIBAMAR DAMASCENO REIS, amigo temos que nos ajudar sim, pois, sempre digo, se eu tivesse um inimigo de morte ainda não desejaria tal doença pra ele. Um abraço e tenha sorte igual a mim. Prof. RIBAMAR DAMASCENO REIS

      4. Eu uso sabonete de andiroba e tenho melhorado muito da psoríase. procure comprar o sabonete puro sem argila. e vc verá o resultado

  3. oi gente tenho un amigo com uma inflamaçao no tornozelo ele ja fez até infiltrasao nada de melhora que podem me acoselhar?
    OBRIGADA

    1. faça uma mistura de andiroba com copaíba em partes iguais, aqueça em uma temperatura tipo morma e aplique sempre a noite massageando o local ( a poes o banho) como os dois são óleo é bom envolver o local com uma gaze para evitar manchar os lenções.

    2. Para inflamação nos joelhos, vc pode tomar em jejum sucos de cenoura, beterraba e laranja.
      Passe nos joelhos sumo de casca de mexerica ou de laranja. Pode-se também triturar as cascas de uma laranja ou mexerica no liquidificador com um copo de água, coar e passar no local umas três vezes ao dia. Muito bom Quinze dias de tratamento.

  4. Fiz histerectomia total a exatamente 3 meses, os pontos foram retirados uma semana depois, mas não estavam totalmente cicatrizados e por essa cicatriz sangrava, estava com hematomas. Eu chorava bastante. Minha mãe faleceu a 1 ano, eu tive um sonho com ela onde ela me pedia para passar óleo de andiroba na cicatriz que eu ia melhorar. No dia seguinte fui a traz deste óleo, não estava muito confiante, mas valia a pena tentar. Antes de deitar coloque o óleo de andiroba em uma gaze, coloquei sobre a cirurgia e adormeci. No dia seguinte ao tomar banho e trocar a gaze para repetir a operação eu não acreditei, o corte estava completamente fechado. Que Deus abençoe a minha mãe a ao óleo de andiroba.

  5. Como bom Usuário do óleo de andiroba, para min ele é um dos melhores anti-inflamatórios para todas as inflamações tanto internas como externas, tipo cortes,feridas,luxações e etc. é o remédio natural mais rico em benefícios para o ser humano, fica um lembrete a copaíba também e nota dez

  6. Trabalho no IFPA de Castanhal-Pa, sou técnico agrícola e pretendo esse ano escrever um projeto para submeter a seleção de mestrado. Dessa forma gostaria de receber maiores informações sobre o cultivo e manejo extrativo da amdiroba. ficamos grato

  7. uso oleo de andiroba com bicarbonato de sódio(faço uma pasta) e passo ao deitar no meu braço pois tenho (ler) lesão p esforço repetitivo alivia bastante as dores e o inchaço.

    1. Bom dia Juvenal!
      Como uso regularmente o óleo,sempre tenho em mãos.
      Por favor entre em contato:(92) 993911223 VIVO/982709049 TIM/996159685 Oi,o número 9 nas ligações vigora apartir de 02/11/2014.

  8. Tomo o leite da andiroba a 6 meses para dores na coluna e fibrimeomelgia e o que me da alivio nao vico sem este rememdio mais

  9. Fiquei feliz com o que li, vou correndo comprar, quem sabe não ficarei feliz tambem como esses usuarios que se deram bem. Obrigado a todos pela colaboração.

  10. A Andiroba e um ótimo ante-inflamatório, estava com inflamação de garganta por três semanas e tosse seca alérgica, já tinha tomado dois ante-inflamatórios bastante conhecidos e xarope feito em farmácia de manipulação e nada de ficar boa, minhas amídalas bastante enxadas e durante esse tempo só tomava liquido e messo assim doía muito quando engolia. Lembrei da receita de minha avô, com cotonete passei na garganta 2 vezes ao dormir, fiquei boa sem dor e sem inflamação . Eu acredito no seu poder de cura.

  11. eu tinha muitas espinhas era como um tumorsinhos no rosto começei pasando o oleo hoji nao tenh nada eas manchas de sol estao desaparecendo ,,,ainda bem q aqui em rondonia tem muito oleo..eswtou satisfeita..

  12. EU TIVE UM PEQUENO PROBLEMA NO CANAL QUE LIGA A PRÓSTATA. A MINHA EJA… FICOU UM POUCO PREJUDICADA, COM O USO DO ANDIROBA ELA SE NORMALIZARÁ? AG. RESPOSTA; … 100 MAIS: GRATO PELA ATENÇÃO. ASSINADO; BARBA DOCEIRO. RIO CLARO,, SÃO PAULO.

  13. ANDIROBA/COPAIBA-São excelentes pra Saúde Humana.
    Todos que queiram adquirir por favor entrem em contato:
    (92)99391-1223 vivo/98279-9049 tim/99615-9685 Oi.

  14. Há uns 04 anos atrás adquiri dermatite e quem tem sabe que coça demais que dar nos nervos e gostaria muito de saber se o óleo de andiroba é bom pra esta doença.
    meu telefone é 86-3232-7846

  15. AS INDUSTRIAS FARMACÊUTICAS TEM INTERESSE DE PATENTEAR. EU E MINHA FILHA ISABELA NA ÉPOCA C/ 2ANINHOS CONTRAÍMOS INFECÇÃO PROVENIENTE DA URINA DE RATO. EXPLICAR; HOJE A ISABELA COM 16 ANOS GAROTA SAUDÁVEL BEM SUCEDIDA EM RENDIMENTOS ESCOLAR, POIS BEM, ATRÁS DE MINHA CASA DEMOLIRAM UM CASEBRE ANTIGUISSIMA, ANOITE POR VOLTA DAS 22 HORAS VOLTEI DO TRABALHO PARA CASA ABRI-A E NÃO OBSERVEI NENHUM MOVIMENTO DE RATO. PORÉM NA MADRUGADA QUANDO DISPIERTEI DO SONO ASSUSTEI TANTO POIS TINHA MAIS DE 30 RATOS CORRENDO POR TODO LADO, RATO CORRENDO SOBRE EU E MINHA FILHA, ELA MUITO CLARA OLHOS AZUIS, E UM DOS RATO URINOU SOBRE ELA PRÓXIMO DA ORELHA DELA, E FICOU O SINAL BRANCA ESCORRIDO PARA DENTRO DA ORELHA ESQUERDA. RESULTADO: PASSAMOS A SENTIR FEBRE DORES E MUITO PUS ESCORRIA DE DENTRO DA ORELHA, PEDAÇO DE PUS, MOLHAVA MUITO O TRAVESEIRO. COMO A MINHA CASA É VIZINHO DO HOSPITAL D. CLINICAS UFG. CORRI PARA LÁ, UM MÉDICO PEDIATRA JAPONÊS NOS ATENDEU, COM INDIFERENÇA NÃO PEDIU NENHUM EXAME LABORATORIAL, FIZ 4 ANOS TÉCNICA DE PATOLOGIA CLINICA TENHO NOÇÃO DO PROCEDIMENTOS. E ELE PASSOU PARA ELA O AMOXILINA. ELA NEM PODE TOMAR ISSO POIS AUMENTA O PESO DELA E NÃO FAZ NENHUM EFEITO. RESULTADO VOLTEI PARA CASA E PASSEI EXERCER A FEZ EM DEUS FIEL EM JESUS CRISTO. ORANDO SUPLICANDO, VEIO A IDEIA DE IR NO CACTOS FARMA COMPRAR O ÓLEO DE COPAÍBA, FUI ENCONTREI O ÓLEO DE ANDIROBA, ESTAVA A BULA ESCRITA AO LADO DO FRASCO. LI E RESOLVI COMPRAR O ANDIROBA. COMO O PROFESSOR DE FARMÁCIA DA UFG MANTINHA O PLANTIO DE PLANTAS MEDICINAIS EM UM ESPAÇO DA ESCOLA FUI PIDIR PARA ELE A PLANTA QUE ACASALA BEM COM O ANDIROBINHA. PREPAREI, EU E MINHA FILHA BEBEMOS 22 À 25 LITROS, AINDA PREPAREI PARA MUITAS CLIENTES MINHA QUE TINHA DIVERSAS INFERMIDADES, REUMATISMO ETC. TODAS FORAM CURADAS. JESUS CRISTO NA CAUSA A GENTE SÓ TEM À VENCER.

  16. Gostaria de entrar em contato com o Sr.Manoel Francisco do Nascimento Neto para ele me conseguir o óleo de andiroba. Poderá ser pelo face, caso ele o tenha, ou por e-mail mesmo.

  17. Gente .Bom. dia .sou uma prova viva .sempre tive febre reumáticas e tomei copia por 30 DIAS 3 GOTAS dimana
    E à noite fiquei livres das dores .Hoje estou usando andiroba estava quase sem andar pois tenho 2 ernia de disco faz 30 dias que faço massagem na coluna e hoje graças à Deus ando corro e não sinto nada dou glória à meu bom Deus toda hora. Usem e tenha fé que vai melhorar assim como eu Boa sorte .eu consegui do Pará o óleo puro

  18. Pessoal será que não tem problema ficar tomando esse medicamento que não e registrado pela anvisa, agente não acha nada de concreto no frasco do leite da andiroba, fica muito vago, não temos certeza se e original, afinal de contas papel aceita tudo, minha mãe muitas pessoas da minha família usa esse medicamento só que e do pó creme dizem que o branco não e o original, afinal não temos certeza de nada sobre esse produto só que realmente ele tirá a dor isso acontece mesmo.

  19. ANA FERNANDES, aqui em Porto Velho Rondônia, tem uma loja de manipulação denominada VALFARMA, situada na rua Carlos Gomes, bairro são cristovão, que tem esse bondoso óleo de andiroba, copaiba e outros tipos de óleo. Antes de ontem eu encomendei óleo de andiroba, e hoje eu fui buscar. Custa R$ 6,00 (seis reais) um frasco com 20 ml. telefone da loja: 69 3224-4422. Boa sorte querida. Meu telefone: 69 3222-9766.

    1. sim, ele é ótmo para coluna, pra dor de garganta e outras inflamaçãoes, e o nome é óleo de andiroba ou azeite de andiroba e não leite de andiroba, é ótmo para criança q tem problema de garganta, dá 3 gotinhas misturada com mel de abelha é ótimo mesmo, eu fiz e deu certo, meu neto tem 4 aninhos e nem podia tomar banho de piscina q ja fica gripado, depois q aprendi acabou tempo ruim.

  20. Gostaria de saber sobre o leite de Andiroba, se pessoas hipertensas e acima de 60 anos pode tomar, ou usar…agradeço a compreenção…. sim e quantas capsulas ao dia ou se for gotas quantas gotas…..e por quanto tempo deve-se se tomar….

    1. O óleo de andiroba é maravilhoso é milagroso, o lugar onde encontrei foi no mercado Ver o Peso em Belém do Pará, estive no ano passado em Belém do Pará e comprei, eu tb, só ouvia as pessoas falarem sobre o óleo, lá em Belém todo mundo usa, todo mundo sabe dos benefícios do óleo de andiroba, é muito bom,uso para dor na coluna e no joelho.

  21. gostei muito daimado coms informaões do pvo e fiquei ando adquerir breveimado com os comemtarios, ainda não arrumei o verdadeiro oleo preten adquerir breve ,quero uma informação ,verdedeira como aequerir, obrigado sim.

    1. Olá pessoal sou da Amazônia e a 15 anos moro em curitiba e toda vez que vou a Manaus trago aquele monte de coisas medicinais e garanto a vcs e saudável na medida certa e não atinge outros órgãos como o remédio comum .qualquer coisa q quiserem saber sobre a andiroba ,copaiba , leite da sucuba,murupa e outros

  22. SUPER LEGAL ESSA PESQUISA É MUITO BOM SABER QUE A ANDIROBA PODE FAZER TUDO ISSO.
    EU IA MORRER NÃO SABENDO QUE A ANDIROBA FAZIA ISSO.
    ESSA MATERIA É MUITO INTERESSANTE
    EU GANHEI ALGUNS KILINHOS SERA QUE A ANDIROBA PODE FAZER ALGUMA COISA

  23. tenho diabetes alta,devo tomar em gotas ou capsulas de farmacia de manipulação,minha esposa tem muitas dores de coluna,mas teve um principio de infarte ela pode tomar?como faço para comprar espero resposta por email.

    1. O oleo de andiroba voce coloca 3 pingo num pouco de cafe amargo e tome em jejum, depois de uma hora tome seu cafe normal.Serve p/combater a diabete.E para problema na coluna coloque agua morna numa vazilha com sal e andiroba e faca compressa na coluna.

      1. Eu moro em Manaus mais o certo e comprar o oleo original nao sei se pode mandar pelo sedex. Se e proibido,aqui a gente trata ate a sinusite com andiroba e so colocar um pouco de andiroba no cotonete e colocar no nariz voce vai espirrar o catarro e so usar durante 7 dias.

        1. Descobrir os beneficios do oléo da andiroba por um vizinho a uns dez anos atrás. Todas as vezes que pega sol demais ou o tempo ficava nublado tinha uma terrível dor na cabeça e rosto espirava demais, então meu vizinho me ensinou o óleo como remédio, o modo de usar era duas gotas em cada narina e deixar o óleo descer. A primeira vez espirrei muito, porém posso lhe garrantir nunca mais sentir dor de cabeça por causa da sinusite.

        2. OLa Raimunda Tudo bem ?
          Vc tem oleo de andiroba verdadeiro pois já comprei uns aqui e todos são falso eu preciso para remédio , teira como vc me mandar

  24. Bom dia:
    Amigos, do;
    eu moro na região amazonas e é pra lá que voces tem, que direcionar suas perguntas;
    sei que muito bom enclusivel vou mandar pra irmã em são paulo,
    mais não é muito facil de adquerir;
    Abraço
    tchau.

  25. boa tarde sou de mt tenho diabete hiportiroidismo eu posso usar andiroba já passei por um avc vce pode me dar alguha orientaçoõ aguardo seu retorno tenho 60 anos obrigado

    1. No seu caso o mais indicado é o oleo de copaiba que é muito melhor e controla a glicose maraviilhosamente, tomando 3 gotas 3 x ao dia. Espero ter ajudado.

  26. Minha irma sofreu um avc e tem diabete e pressao alta.qual a dosagem correta de oleo de andiroba e copaiba para ela tomar.Ja li alguns artigos e to dando 3 gotas de cadda em um pouco de agua 2x ao dia. O primeiro dia a glicose deu 98 e tres dias depois aumentou para 112. Sera que tem que aume tar a dose? Ela ainda esta tomando o remedio que a medica passou mas nao estava controlando pois ddava 120 as vezes 140.Me orinte pir favor!Que Deus lhe abencoe.

  27. acordei de manhã com o nome andiroba, e escrevi no papel. Nunca antes tinha visto algo sobre este nome. Andiroba ainda me soa esquisito. Agora quero saber como conseguir algo sobre esta planta. ?????????????? Deem uma sugestão!

  28. Olá bom dia, gostaria de saber se esse óleo é bom para joelhos, pode ser ingerido ou só massagem e pode ser junto com copaíba.agradeço a atencao. Se possível me indique os melhores procedimentos para massagem

  29. Meu nome é Francisco de Assis dos Anjos, eu tomo o Óleo da andiroba e Copaiba, tenho sempre em minha casa, eu trago da região amazônica pois trabalho muito na floresta amazônica deste pais.
    Eu sou agente Ambiental do IBAMA, trago sempre o óleo que compro na região onde eu tõ trabalhando, ele é um santo remédio não sinto nada com problema de saúde. Uso como Remédio, Repelente na Amazônia e faço massagem, ele também e um bom cicatrizante, aconselho as pessoas que tomem os óleos da Andiroba e Copaiba da Região Norte do Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.


Facebook