Aveia

Esta comprovado: o consumo de 2 a 4 colheres ( sopa ) de aveia diariamente equilibra as funções do organismo e fortalece o sistema cardiovascular. A ANVISA ( Agência Nacional de Vigilância Sanitária ) considera a aveia um alimento funcional, ou seja, que melhora a saúde e é capaz de prevenir doenças.

Além disso, uma pesquisa da UNIFESP ( Universidade Federal de São Paulo ) verificou redução do colesterol em todos os participantes do estudo. Mais de 120 pessoas ingeriram aveia durante 30 dias e diminuíram entre 5 e 15% os níveis de colesterol.

Ela ajuda a regular o intestino, melhora a glicemia e diminui o apetite. A aveia não contém glúten, por isso, pode ser utilizada por pessoas com sensibilidade ou intolerância a ele. Não faltam motivos para acreditar que esse cereal é capaz de proporcionar mudanças significativas no funcionamento do organismo.

No iogurte, na salada de frutas, no mingau, nos biscoitos. Seja doce ou salgado, a aveia combina com vários pratos e é um dos cereais mais poderosos quando o assunto é saúde. Constituído de vitaminas e minerais como ferro, cálcio e substâncias antioxidantes, pode ser benéfica em tratamentos de anemia, falta de energia celular e osteoporose. A aveia ainda contém magnésio, que ajuda o cálcio ingerido a partir de outros alimentos a fixar os ossos.

Aveia quakerAveia, é uma das substâncias mais benéficas do cereal é a betaglucana, um tipo de fibra solúvel. A betaglucana absorve água no intestino e forma uma pasta viscosa, que retém parte do colesterol e dos açúcares dos restos alimentares. A aveia age, portanto na redução direta do colesterol.

Por ser fonte de carboidratos, fornece energia para todas as funções do organismo, especialmente as do cérebro. Quando há carência desses nutrientes, pode haver cansaço, mau humor e falta de concentração.

 

Quanto consumir de aveia?

o ideal é que cada pessoa consuma por volta de 1 ou 2 colheres ( sopa ) por dia.

Saiba como consumir aveia

As aveias devem ser consumidas por diversas maneiras: misturando em iogurtes light, vitaminas de frutas, saladas de frutas, maingaus, pães, tortas doces e salgadas e até em bolos.

Aveia

A aveia pode ser encontrada em farelo, farinha e flocos. Para quem quer uma maior quantidade de fibras, o farelo é o mais indicado ao consumo.

Receita de Mingau de aveia

Ingredientes para fazer um delicioso mingau:

  • 1 colher de ( sopa ) de aveia em flocos;
  • 1 xícara ( chá ) de leite desnatado ou leite de soja;
  • 1 colher ( sobremesa ) de mel;
  • 2 bananas picadas
  • Amêndoas em lâminas a gosto

Modo de preparo:

Em uma panela de tamanho médio, misture a aveia no leite e leve ao fogo, por 5 minutos, mexendo sempre. Retire do fogo, acrescente o mel e a banana. Salpique as amêndoas e sirva.

 

 

Artigos relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook