Colageno

Em tempos de compostos milagrosos e remédios naturais que prometem resolver os maiores problemas da humanidade, poucos nomes podem ser considerados certezas absolutas, e o colageno é um desses poucos. Por isso, o melhor mesmo é nunca se distanciar muito dele, em qualquer período da sua vida.
Na verdade, o colageno é uma proteína presente em tendões, cartilagens, osso e peles, e que se desgasta com o passar dos anos, já que o organismo consegue repô-la em grande parte da vida (mesmo diante do desgaste), mas, para se ter uma ideia, estudos comprovam que a partir dos 30, muita gente começa a perder 1% de colágeno por ano. E isso não para por ai, com 50 anos é possível que seu organismo consiga produzir apenas 33% do necessário, o que é bem longe de ser uma boa notícia.
A “boa notícia” é que isso é perfeitamente substituído por uma série de soluções saudáveis que não só impedem problemas com ossos, tendões e cartilagens, como também ajudam contra flacidez da pele e mais uma série de problemas. Por isso, a melhor dica mesmo é ter isso em mente, procurar um médico e perguntar sobre o colágeno.

Os Benefícios do Colageno

Mas de qualquer jeito, mesmo sem nunca dispensar um bom médico ou nutricionista, é bom saber um pouco mais sobre o que vem de bom com o colágeno.
colágeno
Antes de qualquer coisa é bom lembrar que o colágeno, produzido pelo organismo ou não, serve, principalmente, para sustentar os tecidos, e consequentemente ajudar em muito na hora de acabar com a flacidez. Mantendo a saúde da pele e ajudando demais na hora de impedir o envelhecimento.
É bom também lembrar que o colágeno, logicamente, também ajuda contra estrias, o problema é que (assim como em caso de flacidez), ele não acaba com nada, apenas previne que a situação fique pior.
Em compensação, um problema sério como a osteoartrose, que aparece em 15% da população, é garantidamente tratado com colágeno, e provavelmente a grande maioria dos médicos não deve negar sua eficiência.
Agora, quem não é garantido é o sempre procurado emagrecimento, que nesse caso não ajuda em nada, ainda que algumas pesquisas afirmem que em certos organismos o colágeno até tire um pouco da fome, mas nada suficientemente eficiente. Mas, em compensação, saindo do terreno dos mitos, é bom lembrar que o colágeno ajuda sim no crescimento de unhas e cabelos, acelerando-os.
Mas, como qualquer outra substância natural, o colágeno não é mágico e não faz nada sozinho.

Onde Encontrar Colágeno

É lógico que, como qualquer componente importante para o organismo, repô-lo pode não ser das coisas mais fáceis, além de que é bom não perder de vista que nada é melhor que uma alimentação saudável e boa prática de exercícios. Do mesmo jeito que não existe maior inimigo da produção de colágeno do que stress, cigarro e muito sol.Colageno na Vitamina C
Mas é bom não esquecer que o colágeno é encontrado em ótima quantidade em proteínas animais como carne vermelha, frango, peixes e ovos, assim como em menos número junto da vitamina C de frutas (acerola, limão, laranja etc.). Já com muito menos presença, o colágeno ainda aparece em folhas verdes escuras e ainda em alimentos com vitamina E.
É bom lembrar também que, por mais que muita gente afirme isso, colágeno não é gelatina, mas sim o segundo contém bem pouco do primeiro, longe do suficiente para que ela seja a fonte principal de colágeno em uma dieta.Colageno na gelatina
Uma opção interessante então, para quem não consegue compensar o colágeno apenas via alimentos, são os suplementos, que podem vir por meio de cápsulas ou no famoso hidrolisado, que nesse caso pode ser consumido em porções de 10g por dia, junto da comida mesmo, misturado na refeição. O que não é um problema, já que seu gosto não é forte e não atrapalhará o sabor de nada. E nesse caso, uma ótima dica é perguntar para seu médico sobre a possibilidade de colocar mais algum componente nessa fórmula, matando dois coelhos com uma cajadada só.
Mas enfim, o importante mesmo é não deixar de repor o colágeno, que é tão importante para conseguir manter a saúdem em dia.

Artigos relacionados:

3 thoughts on “Colageno”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Facebook