Como Calcular o IMC ?

A preocupação com o peso ideal é uma constante na vida de homens e mulheres. Mas, o que fazer para sabermos se estamos no peso ideal? É simples, basta aprender como calcular o IMC.

Pensando em resolver esse problema, o matemático (além de astrônomo, estatístico e sociólogo) belga, Lambert Quételet, desenvolveu, no século XIX, o famoso cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC).

O método procura calcular a quantidade de gordura da pessoa de uma forma bem simples e fácil, que permite que todos consigam fazer a conta e ainda é adotado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como padrão oficial.

como calcular o imc

Como Calcular o IMC ?

Para alcançar o resultado, a conta é simples: basta dividir seu peso pelo quadrado da altura. Isso mesmo, somente uma conta de divisão, basta seguir a equação abaixo:

calculo do IMC

E para facilitar ainda mais, siga como exemplo uma pessoa com com 62 kg, e 1,61 m de altura. Nesse caso:

calculando o imc corporal

Depois disso, é só seguir a tabela abaixo para descobrir se está na hora de começar o regime.

IMC Resultado

Abaixo de 18,5 Abaixo do peso
18,6 a 24,9 Peso ideal
25 a 29,9 Sobrepeso
30,0 a 34,9 Obesidade nível I
35,0 a 39,9 Obesidade nível II (Severa)
Acima de 40 Obesidade nível III (Mórbida)

Cuidados com o IMC

Por mais que parece irretocável, esse cálculo leva em consideração padrões universais e genéricos, o que pode levar a alguns erros. Em primeiro lugar, o resultado não pode ser aplicado à crianças, pois para ele há uma tabela específica, que varia de acordo com o sexo e idade.

Alguns padrões éticos também podem influenciar nos resultados. Por exemplo, asiáticos com IMC acima de 25 já são considerados obesos.

Outro problema no IMC tradicional é que pessoas mais baixas tem uma tendência a resultados mais elevados, enquanto nas mais altas, o resultado é o inverso. O cálculo também não leva em conta o índice de massa muscular. Pessoas atléticas podem ter um valor de IMC mais elevado, mas não representar uma obesidade. Portanto, é sempre importante tomar cuidado com o resultado.

Método 2: Como Calcular o IMC

Pensando em todas essas variáveis, alguns matemáticos da Universidade de Oxford elaborarão um padrão de cálculo mais apurado. Que leva em conto mais detalhes, mas que também considera o resultado diante da mesma tabela. No novo caso, o peso é multiplicado por 1,3 e a altura, ao invés de multiplicada por ela mesma, agora o faz por mais metade. Confira.

calculo do imc

Levando em conta o exemplo lá do começo do texto, o IMC da mesma pessoa teria um resultado diferente.

como calcular o seu imc ( indice de massa corporal)

medir e calcular imc

Assim, este indivíduo passou de peso ideal para sobrepeso. O resultado pode ser triste, mas é mais exato.

Mas lembre-se, com o diagnóstico em mãos, basta procurar um médico e correr atrás do peso desejado.

Artigos relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook