O poderoso Limão

A cada ano, as pessoas ouvem pelo menos duas vezes novas receitas “infalíveis” para melhorar a saúde, que logo caem no esquecimento ou dão lugar a outra novidade. O conselho da água com limão pela manhã, porém nunca sai de moda. Ao que tudo indica, isso acontece porque esse remédio simples e natural funciona.

Várias evidências científicas comprovam os benefícios do limão – do combate à gordura e ao colesterol até a prevenção do câncer, para citar só alguns exemplos. Essa pequena fruta cítrica, tão acessível, contém uma quantidade enorme de antioxidantes, vitaminas, minerais, fibras, óleos essenciais e fitoquímicos que resultam em mil e uma utilidades.

É difícil saber, ao certo, onde começou a moda. Já na década de 1950 publicações norte-americanas mencionavam o poder dessa receita simples para desintoxicar e emagrecer. ” A ingestão de limão com água morna em jejum estimula o sistema imunológico, ajuda no equilíbrio do pH e no processo digestivo. Além disso hidrata o sistema linfático e tem ação diurética, ajudando na perda de peso”.

Mas não basta apostar na fruta e esquecer todo o resto, claro! Essa dupla não é milagre para perder peso, mas colabora. O limões ajudam na luta contra ataques de fome, acelera o metabolismo, alivia a indigestão e melhora o fluxo intestinal. E os benefícios não param por aí.

Os diversos tipos de limão

Existem três tipos de limão mais comuns na mesa dos brasileiros, o tahiti, o galego, e o cravo. E cada um tem suas vantagens e desvantagens. Veja a seguir cada um delas:

Limão tahiti

O limão tahiti é o mais encontrado por aqui. Também, pudera! O Brasil é o segundo maior produtor da fruta, que é bem verdinha e não tem sementes. É o melhor limão para fazer sucos, mas é também o mais calórico: quase 32 kcal a cada 100g. Ele ainda é o que mais contém cálcio, fósforo e potássio.

Limão galego

O galego é aquele um pouco menor que o tahiti, com uma casca mais amarelada, conforme amadurece. Entre os outros, ele é o melhor para fazer o drink mais brasileiro de todos, a caipirinha! Fora isso, ele é intermediário nas quantidades de calorias ( 22kcal em 100g ), fósforo e vitamina C.

Limão cravo

Este é o limão laranjinha por dentro, que parece uma mistura com tangerina. Além disso, ele tem um ótimo equilíbrio entre o doce e o ácido, sendo perfeito para fazer temperos! Está entre os menos calóricos desta lista, com 14 kcal a cada 100g, mas possui quantidade boa de magnésio, cálcio e potássio.

Limão siciliano

É o limão original e o mais antigo do mundo. A casca é amarelada e grossa, tem o formato alongado e, comparado ao tahiti, é menor suculento, com sabor ,ais ácido. Seu sumo e rapas são usados em molhos e temperos. É o menos calórico: 11 kcal a cada 100g.

Como escolher um limão:

Na hora das compras, dê preferência aos frutos que tiverem mais peso e que cedam um pouco quando apertados. Isso é sinal de que estão maduros e que possuem bastante suco.

Artigos relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook