Oleo de Peixe

Se você se lembra de sua mãe falando que peixe fazia bem para a memória (assim como a “formiga pros olhos”), é bom não esquecer que, talvez, ela não estivesse de toda errada, já que não é de hoje que se pode afirmar que o oleo de peixe é ótimo. Mais precisamente o ômega 3 e os ácidos gordos (DHA e EPA) que estão nele.
No caso, chamados de óleos essenciais, já que não podem ser sintetizados pelo corpo e então só são encontrados em certos alimentos. Uma descoberta que há tempos saiu da medicina alternativa e é usada abertamente pelas empresas farmacêuticas. Ainda que não reste dúvida que, na maioria dos casos, os alimentos são os mais importantes provedores.
Oleo de peixe em cápsulas

Onde encontrar o Oleo de Peixe e Ômega 3

E ainda que o assunto seja o óleo de peixe, não há dúvidas que a estrela é mesmo o popular ômega 3, mas que pode causar ainda algumas dúvidas. E principalmente sobre sua real origem.
Ainda que todo peixe o tenha, não se engane, dividido entre ômega 3 de cadeia longa e curta em suas classificações, somente o primeiro é suficiente para todos os benefícios. Assim como somente alguns tipos de peixes tem quantidades suficientes para serem ingeridos com esse intuito, no caso, aqueles de águas profundas, como atum, bacalhau, cação, albacora e salmão-selvagem (não os de cativeiro).
Entretanto, mesmo com o simpático e delicioso peixe alaranjado sendo a principal estrela desse cardume (com mais ômega-3), o campeão está bem longe do mar, pois ninguém tem mais desse óleo essencial que a linhaça (e consequentemente o óleo de linhaça).

Para que serve o oleo de peixe?

E, decididamente, essa é um pergunta muito mais complexa de ser respondida, não sendo poucos os estudos e pesquisas (de todo o mundo) que apontam ele (e o ômega 3) como herói na batalha contra um número impressionante de doenças. E para começar, ajuda até no tratamento contra o câncer.
Capsulas de oleo de peixe
Nesse caso é provado que a adição do DHA à quimioterapia faz com que o tumor se torne mais sensível ainda ao tratamento, e melhor, não tendo nenhum efeito adverso ao paciente. No mesmo assunto, pode ser que o óleo até ajude a estabilizar o peso de quem sofre da doença, o que se não é tão comprovado assim, pelo menos serve de esperança para quem tem o problema e já pode ver o resultado em gente que experimentou e viu benefícios. Sendo que, em ambos os casos, não custa nada uma boa conversa com seu oncologista.
E muito embora ainda não tenha muitas provas há estudos no mesmo segmento que promete divulgar resultados que podem relacionar o óleo de peixe com tratamento contra câncer de mama, problemas cardíacos e até depressão.

O Óleo de Peixe Emagrece?

E eis então a pergunta que, em se tratando de produtos naturais, nunca quer calar: óleo de peixe emagrece? E a resposta é: talvez.
Essa falta de certeza (ou esperança) vem então de uma pesquisa feita em 2009 e que aponta que o EPA e o DHA, junto com o ômega-3, protegeram animais da obesidade e que aponta ainda que no ser humano ainda poderia reduzir a massa adiposa. E isso não se daria assim de jeito simples, mas sim por suprimir um pouco do apetite e destruir parte da adiposidade já existente. Mas isso ainda não foi confirmado de modo oficial.
Por outro lado, o que já foi descoberto é que em uma comparação entre pessoas no peso perfeito, com sobrepeso e obesos, o terceiro tipo apresenta um nível menor de ômega 3 no organismo (e esses níveis ainda se diferenciam nos outros com a mesma proporção). O que não deixa de ser um dado interessante, mas que, infelizmente, ainda não deve mostrar tanta diferença em um futuro mais próximo.
O que também já foi comprovado é que o óleo de peixe equilibra as taxas de colesterol e triglicérides, assim como também fornece combustível para impedir o envelhecimento. De acordo com essa linha de pesquisa, depois dos 50 anos é normal que o ser-humano tenha uma perda muscular que fica entre 0,5% a 0,2% por ano, a boa notícia é que isso pode ser recuperado com exercício físico, e uma pesquisa britânica afirma que em mulheres acima dessa idade o ganho de tônus muscular dobra diante do uso do óleo de peixe.
Oleo de Peixe no Salmão

“Bom pra memória”?

E sobre a memória, talvez sua mãe não estivesse tão errada também, e aquela história não fosse só para você comer peixe (a história da formiga continua sem confirmação!). Mas, como era de se esperar, isso não é tão simples assim.
Na verdade o óleo não melhora a memória, mas ajuda na prevenção do surgimento de doenças degenerativas causadas pela alta ingestão de açucares refinados e gorduras saturadas. Em outras palavras, o óleo de peixe ajuda na hora da geração de novas células que são mortas pela junk-food. Portanto, corra atrás de um médico e procure o melhor jeito de compensar essas falta de ômega 3 e tantos óleos essências.

Artigos relacionados:

24 thoughts on “Oleo de Peixe”

    1. ESTOU TOMANDO OMêGA 3 HA 2 MESES , FUI FAZER UM EXAME DE ULTRASSONOGRAFIA DO ABDOME SUPERIOR E CONTATOU GORDURA NO FÍGADO É A PRIMEIRA VEZ QUE O EXAME O IDENTIFICA, FIQUEI COM RECEIO ,SERÁ POR CAUSA DO OMEGA 3 ? ALGUÉM PODE ME ORIENTAR SE DEVO OU NÃO CONTINUAR OU NÃO TEM NADA A VER. DESDE JÁ OBRIGADO.

  1. oi bom dia ontem comprei oleo de peixe e omega 3, posso tomar sem ir ao medico para pedir autorizaçao, eu tenho colesterol, e diz a medica q sou uma pré diabetica pois meu exame 101.falaram q faz mal a saude e para o figado,comprei um pote dos grandes, e quantas vezes eu tomo sertinho. obrigado pela atençao.

  2. Estou passando por um tratamento muito demorado que não estou vendo nenhum resultado ao esperado por mim: Primeiro fui reconhecido como hiperativo e não era o caso. Segundo fui reconhecido como bipolar e também não é o caso. E agora descobrir que existe uma possibilidade de estar com um transtorno do pensamento acelerado. Pergunto esse omega 3 ou óleo de peixe serve para diminuir ou desacelerar meu processo mental: pois, estou com o pensamento tão acelerado que não vejo o tempo passar. No caso eu estou a frente do tempo. Como se a rotina minha fosse tão rápida que não acompanho a passagem do tempo como outra pessoa comum. Minha inteligência aumentou e minha memoria também. Mas, por não ver o amanha como todo mundo eu sofro com muita ansiedade que causa essa síndrome que não me deixar descansar a mente e assim: fica ativada 24 horas, mesmo dormindo. Pergunto: pode ter algum efeito colateral em relação ao alguns remédios que estou tomando como Apraz de ansiedade e torest para depressão ?
    Terei algum beneficio a curto ou a longo prazo.

  3. Adorei!!! Mas eu gostaria de uma coisa mais concreta…eu pesquisei beneficios do óleo de peixe em capsulas…e não achei nem um beneficio a não ser omega 3.
    Tentem fazer uma coisa mais concreta! Vocês ganharam mais aplausos, entre estes, os meus.
    Queria uma coisa que descrevesse bem o óleo de peixe porque tenho uma loja de alimentos naturais, e eu precisava de um texto sobre os
    beneficios do óleo de peixe e eu não achei. Espero a sua resposta.

  4. …é complicado…pois como diz a canção : tudo que é bom ,engorda…mercúrio cromo era usado a décadas ,agora vem os “tecnocratas”dizerem que não vale nada…a kombi um super utilitário(como bom bril) mil utilidades ,vem o “tecnocrata”dizer que não presta e que nem deveria ter sido fabricada…o óleo de peixe desde o século passado (era a principal das vitaminas) ,ÓLEO DE BACALHAU & “emulsão scott”…agora o “tecnocrata”diz que o valor é só do “OMEGA-3″…muito complicado !!! não sabemos quais interesses ,para um lado ,ou para o outro .

  5. Pode se tomar apenas um comprimido por dia e em que melhor horario? qual a contra indicação? fará mal à quem tem úlcera?….. aguardo resposta. obrigado!

  6. Estou tomando óleo de peixe a pouco tempo,mas li no pote que o Ministério da Saúde adverte que não existem estudos comprovados cientificamente que esse produto cure,trate ou previne qualquer doença.É tudo propaganda enganosa?Paguei bem caro e agora ?pra que tomar?O que fazer?

    1. O nome é EQUALIV OMEGA 3 total confiança e indicado por nutricionistas, vende nas farmácias VENANCIO.
      Tem sempre promoção deste produto nestas farmácias. Também comecei a tomar para colesterol. Uma Endócrino me disse que o certo é tomar 3 por dia, mas muitos tomam 1 por dia ou apenas 2, mas tomam todos os dias e procuram não comer frituras e doces açucarados e sim mais legumes e frutas e carnes brancas, peixes e ovos sendo carne de boi muito ocasionalmente ou nenhum. Agora exercicio aeróbico melhora tudo muito rápido com todos esses cuidados. Eu acho que pode começar tomando 3 ou 2 cápsulas até equilibrar e depois toma 1 por dia e mantém dieta e exercicio aeróbico. E exame de sangue semestral e depois anual . Lá na Venancio fazem exame de colesterol total com resultado na hora basta comprar um quite que a farmaceutica pica seu dedo coisa assim. E tem outros exames também. Bjs

  7. Estou tomando ômega 3-6-9, segundo a embalagem este ômega é retirado do Girassol, Linhaça e Gergelim. O vendedor da farmácia mandou eu tomar apenas duas capsulas ao dia. Estou tomando já uns 15 dias, mas não estou sentindo nenhum efeito. A pergunta é: existe mesmo possibilidades deste produto ser comparado com o de peixe? Este produto já foi testado cientificamente?
    Vocês tem uma marca de óleo ômega de peixe melhor confiável?
    Abraços e Obrigado Amigos!

  8. Boa noite.
    Sou consumidora do Óleo de Peixe já há muito tempo.
    E pretendo nunca mais deixar de usá-lo. O máximo de tempo que fiquei sem tomar foi 1 semana.
    Compro em uma loja em Copacabana chamada “Herborista” que fica na Barata Ribeiro esquina com a Siqueira Campos.
    Na realidade sempre que entrava em lojas de produtos naturais ficava lendo os rótulos dos produtos, mas comprava outros e nunca ele. Quando uma cabeleireira em Botafogo estava com muita dor nas costas , nos braços e me disse que lendo um livro de produtos naturais leu sobre o “óleo de peixe” e comprou no Largo do Machado e tomou logo assim que saiu da loja. Passaram-se 3 dias e ela começou a sentir uma melhora longe nas dores que estava sentindo e também começou a sentir mais os braços, pois as dores eram enormes. Ela disse que com 1o dias as dores delas acabaram. Ela considerava que parecia uma inflamação, e realmente era mesmo, mas ela ficou muito bem. Fora outras alterações que ela sentiu que teve uma grande melhora.
    Tenho Epicondilite, é um doença no cotovelo (a mesma do Guga Tenista) que doía muito, mas muito mesmo e essa dor foi reduzida já no terceiro e o tempo foi passando e melhorando mais ainda. A Epicondilite aparece mais quando a umidade do ar está alta, e também com a queda da temperatura. Ela não acaba, mas quando inflama dentro é muito incômodo. Foi devido um jeito que dei no braço pegando um produto em cima da geladeira praticamente com o braço virado. Foi horrível fiquei 9 meses fazendo fisioterapia e com uma dor constante quando adquiri esse doença e o filho da época do Dr Lidio Toledo disse que essa doença ia demorar 9 meses exatamente para que as dores cessassem de vez, mas ela fica instalada e só quando inflama que dói.
    Agora o perigo é se comprar um tipo de óleo de peixe que não funcione, e isso é verdade.
    A loja que vende, tem que ter uma avaliação de um profissional de farmácia, pois acreditem pode ter falsificado sim por aí.
    Eu no primeiro dei sorte. Essa Cabeleira disse que só compra da primeira marca que comprou a primeira vez e quando pede para eu comprar eu levo para ela. Isso é chato. Quando o meu da N.Andrews não tem eu não compro, espero ele chegar. Tenho medo de acontecer o mesmo que li em alguns relatos acima. A seriedade do local que compramos é importante.
    Eu tomo 1 a noite, e 1 após o café da manhã. O braço não dói mais, ou seja, acabou a inflamação da Epicondilite.
    O cabelo, a pele tem uma melhora considerável.
    Meu marido tem Diabetes Mellitus tipo II que é uma doença muito ingrata, e ele está sentindo melhora na pele e cabelo. Ele não tem dores, mas percebeu que depois que corria na areia sentia um desconforto e tomando o Óleo de Peixe disse que sentiu uma melhora. Ele só toma 1 pela manhã, não quer tomar 2.
    As vezes eu também só tomo um, principalmente quando está acabando.
    Esses tipos de remédios parecem que são igual a eletrodomésticos infelizmente temos que dar sorte.
    O ideal seria preguntar a uma pessoa que usa a marca, ou comprar em uma loja conceituada.
    Abs

  9. Ouvi falar do óleo de peixe ao ler o livro “Dieta da Mente”. O autor é um médico americano chamado David Perlmutter . O livro trata de muitos dos questionamentos postados acima. Convém ler! Em tempo: o ômega 3 é benéfico, já o ômega 6, não. O óleo de peixe contém 100% de ômega 3 e 0% de ômega 6. Está no livro

  10. joao luiz estou tomndo óleo de peixe a muito tempo 2 capsula por dia por incrível que pareça emagreci sem querer porqu tenho 73kilos e 1.72 de altura perdi 3 kilos nesta jornada de 480 comprimidos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Facebook