Receitas de Natal 2015

O clima do Natal 2015 está no ar. A pouco mais de um mês da data, que é umas mais esperadas do ano, as vitrines, as ruas e as casas se pintam de vermelho e se preparam para receber mais uma vez a visita do bom velhinho. Comidas, presentes, músicas, tudo vindo com o Papai Noel , e entre as mais esperadas estão as comidas típicas de Natal.

receitas de natal 2015

 

Peixe, Ave ou Porco nas receitas de natal 2015 ?

A mesa farta característica da festa é de dar água na boca, e cada família tem seus pratos tradicionais, mas alguns têm presença garantida no cardápio. Para muitos o peru assado é a estrela principal, com diferentes recheios e molhos ando um toque especial à ave. Para acompanhar, uma farofa é sempre bem-vinda.

Mas na hora de fechar o orçamento de natal, para muita gente o peru acaba extrapolando a lista e ai a opção costuma ser o chester. O gosto é bastante parecido e o preço bem mais acessível.

O arroz também não pode faltar, ainda mais quando ganha um ar mais sofisticado, sendo feito com outros itens, como castanha de caju, lentilha etc.

Quem também tem seu lugar reservado na ceia de natal é o bacalhau, acabando por ser uma ótima alternativa para os que não são adeptos das aves. Ele é usualmente servido assado, com batatas, azeitonas e outros ingredientes comuns a seu preparo.

E falando em quem não quer servir aves, um outra opção é ainda o pernil ou o lombo. Nesse caso, as carnes suínas também são preparadas ao forno, com molhos e recheios e, para finalizar, uma decoração com frutas na hora de ir à mesa.

Entre as saladas, as preferidas para a ceia de Natal são o salpicão e a salada de grão de bico, sem esquecer da, mais comum, salada de maionese, que não deixa de ser uma boa opção.

Receitas de sobremesa de Natal 2015

E tudo isso fica melhor ainda com uma sobremesa para fechar a ceia de natal com chave de ouro. E o que não faltam são opções.

De cara, a primeira coisa quem vem à mente é sem o tradicional panetone, que pode ser com passas, frutas cristalizadas, chocolate ou até algumas versões mais modernas com recheio trufados e de bombom.

 

A rabanada também não pode ser esquecida, uma receita bem simples, que leva pão, leite, ovo, açúcar e canela, entre outros ingredientes/segredos de família que tornam cada rabanada única. O delicioso pãozinho frito é uma herança dos portugueses e, segundo lendas populares, traz sorte para os que comem.

Receitas de Natal 2015

As receitas de Natal são inúmeras e cada família tem o seu jeitinho especial de prepará-las. Aventure-se na cozinha você também, mas se quiser, confira algumas dicas de recitas que vão facilitar a sua vida.

Pratos fáceis
Para o prato principal o tender é uma opção simples e saborosa para a ceia de Natal. Basta temperar e colocar no forno, sem esquecer que ainda existem muitas alternativas de molhos, que vão de sabor agridoce, com mel ou laranja até opções salgadas. Confira então uma boa escolha, que é o Tender Califórnia.

receitas de natal tender

Ingredientes
1 kg de (mini) tender desossado
1 xícara (chá) de suco de laranja
1 xícara (chá) de vinho branco (de preferência seco)
6 colheres (sopa) de calda de abacaxi
1/4 xícara (chá) de mel
1 lata de abacaxi em calda
(para decorar, cravos-da-índia, flores comestíveis e ramos de alecrim)

Preparo
Misturar em uma vasilha o suco de laranja, o vinho branco e a calda de abacaxi. Em seguida ponha o tender, cubra com filme e reserve na geladeira por cerca de 12 horas para marinar. Após esse período, pré aqueça o forno a 180ºC (temperatura média).

Passe o tender e o caldo para a assadeira. Risque a superfície do tender com a ponta de uma faca afiada, de modo que forme losangos e espete os cravos nas junções. Cubra o tender por completo com papel-alumínio e Leve ao forno para assar por aproximadamente 20 minutos.

Para acabar, em seguida retire o papel-alumínio e besunte o tender com mel, devolva ao forno por mais 20 minutos e regue-o a cada cinco minutos com seu caldo. Ao terminar coloque no centro de um prato e distribua rodelas de abacaxi ao redor.


Doces
Os doces coroam a ceia de Natal e como a rabanada é um doce que não pode faltar na mesa, confira uma receita de rabanada de forno que não tem como errar.

rabanada de natal

Ingredientes
6 colheres de (sopa) de açúcar
1 ovo
1 clara
3 colheres (sopa) de água
1 bisnaga média de pão para rabanada (é só perguntar para o padeiro que ele sabe)
1½ xícara (chá) de leite
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 colher (sopa) de manteiga ou margarina
Canela em pó a gosto

Preparo
Junte em uma tigela três colheres de açúcar, o leite e a baunilha, misture bem. Bata o ovo e a clara e adicione três colheres (sopa) de água e em seguida reserve. Unte uma assadeira com manteiga ou margarina. Passe o pão fatiado no leite e no ovo batido e acomode as fatias enfileiradas. Deixe de oito a dez minutos em forno médio pré aquecido a 280 graus. Vire na metade do tempo.

Quando estiverem assadas junte três colheres de açúcar e canela a gosto em uma vasilha e passe as rabanadas na mistura.


Pratos Ligths
Quem está de olho na balança não pode desandar nem mesmo no Natal, e para te ajudar a não sair da dieta confira uma receita de suflê ligth de milho que pode ser uma ótima opção. Uma ótima opção de acompanhamento para um frango grelhado ou até mesmo algumas fatias de peru assado.

receitas de natal sufle

Ingredientes
3 fatias grossas de ricota
1 colher (chá) de noz-moscada
1 xícara de leite desnatado
1 colher (sopa) de amido de milho (maisena)
1 colher (sopa) de cebola ralada
1 gema
2 colheres (chá) de margarina light
1 lata de milho
2 claras em neve
Margarina light para untar
1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado
(Sal a gosto)

Preparo
Amasse a ricota e misture com a noz-moscada e o sal, em seguida reserve. Bata no liquidificador o leite, o amido, a cebola e a gema, leve ao fogo e junte a margarina. Permaneça mexendo até formar um creme.

Deixe esfriar, junte a ricota e o milho. Adicione as claras em neve e mexa delicadamente. Polvilhe com o queijo parmesão ralado. Coloque o suflê em uma forma untada com margarina light. Leve ao forno até que a superfície esteja dourada e pronto.

Artigos relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook