Sorgo

Produzido na Ásia, na América Central e principalmente na África, esse grão é bem parecido com o milho, tanto na aparência quanto na forma de consumo. Nesses continentes, é incorporado à alimentação há muito tempo em forma de farinha.

Na América do Sul e do Norte, é muito usado como componente nutricional para animais. Mas nos Estados Unidos, pessoas com intolerância ao glúten já encontram vários produtos com sorgo, como cereais matinais, farinha, biscoitos, barra de cereais e até cerveja.

Sorgo
Sorgo

Benefícios do Sorgo

Chamado de cereal do futuro, o sorgo tem boas doses de antioxidantes, substâncias que ajudam a brecar o envelhecimento das células e previnem doenças como o câncer. Rico em fibras, ainda combate a prisão de ventre, reduz o colesterol e controla a glicemia. Mas cuidado: Por ser um carboidrato, em excesso engorda.

Beneficios do sorgo
Beneficios do sorgo

Forma de consumo: farinha que pode ser usada no preparo de massas, pães, bolos e biscoistos. Ela tem uma textura suave e é um pouco mais adocicada que a farinha de trigo. Na hora de substituir a farinha branca pela de sorgo, use a mesma proporção.

Calorias: 105 cal. por 30g

Onde encontrar o Sorgo

Em lojas e sites especializados em alimentos sem glúten. O preço do pacote da farinha varia entre R$ 21,00 e R$ 28,00

Dica de receita: Broa de sorgo

Ingredientes:

  • 2 xícaras ( chá ) de farinha de sorgo;
  • 2 xícaras ( chá ) de fécula de mandioca;
  • 4 colheres ( sopa ) de açúcar;
  • 1 pitada de sal;
  • 2 colheres ( sopa ) de fermento em pó;
  • 3 colheres ( sopa ) de margarina;
  • 2 ovos
  • erva doce a gosto

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes secos e, aos poucos, acrescente os úmidos, mexendo até que a massa fique homogênea. faça pequenas bolinhas com a massa e coloque-a em uma assadeira untada, pincele as bolinhas com gema de ovo e leve ao forno preaquecido em temperatura média 180, por aproximadamente 30 minutos até que as broas fiquem douradas.

Artigos relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook