Também chamado de peixe carvão do pacífico, o bacalhau negro é bem conhecido na culinária japonesa pelo sabor e benefícios para o organismo. Assim como o salmão, ele tem alto teor de omega 3, que auxilia na redução e no controle dos níveis de colesterol no sangue. Como todo peixe de água gelada, ele é boa fonte de ômega-3, um potente anti-inflamatório que previne doenças cardiovasculares.
Como o aumento de peso também está relacionado com a inflamação das células de gordura, o ômega 3 ajuda a finar porque desinflama as células. Quer mais? Essa gordura boa acelera o metabolismo basal, ou seja, faz o corpo gastar mais calorias sozinho, garantindo mesmo a perda de peso!
O bacalhau negro ainda apresenta boas doses de proteína, iodo, fósforo, magnésio, cobre, ferro, zinco e cálcio, componentes que fazem dele um dos peixes mais saudáveis que existem. Este tipo de peixe tem um alto teor de gordura, um sabor adocicado e textura escamosa.
Forma de consumo do bacalhau negro
Assado, grelhado e até mesmo cru, como o sashimi de salmão, por exemplo. Na hora do preparo, evite fritá-lo para não aumentar as calorias do prato.
Calorias: 220 calorias por 115 gramas
Onde encontrar o bacalhau negro / peixe carvão
Não é tão fácil encontrar este peixe em supermercados. Mas alguns estabelecimentos que vendem peixes frescos e frutos do mar frescos, principalmente fornecedores de restaurantes japoneses, costumam ter o bacalhau negro em seus estoques. O custo dele é parecido com o do salmão.