Omega 3

Gordura do bem, o omega 3 é necessário para o funcionamento do cérebro e protege o coração.

A chia é considerada uma das melhores fontes de omega 3. Mas o que exatamente é essa substância? Cientificamente, ele é classificado como um ácido graxo poli-insaturado ou alfalinolênico. Em outras palavras, é um tipo de gordura. É considerado essencial porque não é produzido pelo organismo, assim, só pode ser obtido por meio da alimentação.

Outras fontes de omega 3

  • Peixes: principalmente os de águas profundas, como salmão, sardinha, atum e arenque.
  • Azeite: opte pelo extravirgem, que conserva melhor os propriedade.
  • Rúcula: verduras verde escuras também possuem uma pequena quantidade do nutriente.
  • Abacate: além do omega 3, a fruta colabora com vitamina E e antioxidantes.

salmão brócolis alimentos com omega-3Diferente de outros tipos de gordura ( como gordura trans ), que em excesso podem provocar problemas de saúde, o omega 3 está associado a diversos benefícios ao organismo humano. Isso acontece porque os lipídeos ( moléculas de gordura ) exercem funções essenciais, como o transporte de algumas vitaminas, e auxiliam o processo de produção de hormônios.

Omega 3 em Peixes

 

Os ácidos graxos essenciais são precursores dos eicosanóides, substâncias que controlam e propocionam o equilíbrio hormonal e todas as funções vitais do organismo, sendo útil à circulação, articulações, sistema imune e funções cerebrais. Assim, previnem sintomas depressivos e doenças nerodegenerativas.

O Omega 3 pretege o seu coração

Como atuam diretamente nas células, os ácidos graxos trabalham em várias frentes, por isso, a ciência ainda não decifrou totalmente seus efeitos no organismo. Mas já se sabe muito sobre eles. O omega 3 melhora a ação da insulina, fazendo com que esta utilize melhor a glicose e assim não sobre no sangue e vire gordura. Também tem efeito anti-inflamatório, o que facilita a ativação do metabolismo. Traduzindo é benéfico para prevenir e controlar o diabetes.

Ômega 3

Mas seu maior benefício é para a saúde do coração. Os ácidos graxos da série omega 3 diminuem a oxidação do colesterol LDL, o principal responsável pela inflamação da parede vascular e formação da placa aterosclerótica. O nutriente colabora, portanto, para manter o caminho do sangue livre, prevenindo entupimentos nas artérias, que podem levar a infartos.

Quanto consumir de Ômega-3 ?

Apesar de os benefícios dos ômegas estarem comprovados cientificamente, ainda há algumas dúvidas em relação ás quantidades ideiais para fins terapêuticos da substância. As doses de ômega-3 são capazes de trazer benefícios na redução da pressão arterial podem variar de 2g a 6g/dia, com uma média de 3,7g/dia. Tais quantidades podem ser obtidas através do consumo de cápsulas contendo entre 1g a 4g por dia de omega 3.

Porém, deve-se levar em consideração que a quantidade ideal ainda não foi estimada, bem como o mecanismo exato pelo qual os ômegas-3 exercem seu efeito cardioprotetor. O ideal é buscar o nutriente nos alimentos, especialmente nos peixes, evitando excessos. Se for usar suplementos, melhor consultar um nutricionista antes.

Artigos relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook