Gordura do bem, o omega 3 é necessário para o funcionamento do cérebro e protege o coração.
A chia é considerada uma das melhores fontes de omega 3. Mas o que exatamente é essa substância? Cientificamente, ele é classificado como um ácido graxo poli-insaturado ou alfalinolênico. Em outras palavras, é um tipo de gordura. É considerado essencial porque não é produzido pelo organismo, assim, só pode ser obtido por meio da alimentação.
Outras fontes de omega 3
- Peixes: principalmente os de águas profundas, como salmão, sardinha, atum e arenque.
- Azeite: opte pelo extravirgem, que conserva melhor os propriedade.
- Rúcula: verduras verde escuras também possuem uma pequena quantidade do nutriente.
- Abacate: além do omega 3, a fruta colabora com vitamina E e antioxidantes.
Diferente de outros tipos de gordura ( como gordura trans ), que em excesso podem provocar problemas de saúde, o omega 3 está associado a diversos benefícios ao organismo humano. Isso acontece porque os lipídeos ( moléculas de gordura ) exercem funções essenciais, como o transporte de algumas vitaminas, e auxiliam o processo de produção de hormônios.
Os ácidos graxos essenciais são precursores dos eicosanóides, substâncias que controlam e propocionam o equilíbrio hormonal e todas as funções vitais do organismo, sendo útil à circulação, articulações, sistema imune e funções cerebrais. Assim, previnem sintomas depressivos e doenças nerodegenerativas.
O Omega 3 pretege o seu coração
Como atuam diretamente nas células, os ácidos graxos trabalham em várias frentes, por isso, a ciência ainda não decifrou totalmente seus efeitos no organismo. Mas já se sabe muito sobre eles. O omega 3 melhora a ação da insulina, fazendo com que esta utilize melhor a glicose e assim não sobre no sangue e vire gordura. Também tem efeito anti-inflamatório, o que facilita a ativação do metabolismo. Traduzindo é benéfico para prevenir e controlar o diabetes.
Mas seu maior benefício é para a saúde do coração. Os ácidos graxos da série omega 3 diminuem a oxidação do colesterol LDL, o principal responsável pela inflamação da parede vascular e formação da placa aterosclerótica. O nutriente colabora, portanto, para manter o caminho do sangue livre, prevenindo entupimentos nas artérias, que podem levar a infartos.
Quanto consumir de Ômega-3 ?
Apesar de os benefícios dos ômegas estarem comprovados cientificamente, ainda há algumas dúvidas em relação ás quantidades ideiais para fins terapêuticos da substância. As doses de ômega-3 são capazes de trazer benefícios na redução da pressão arterial podem variar de 2g a 6g/dia, com uma média de 3,7g/dia. Tais quantidades podem ser obtidas através do consumo de cápsulas contendo entre 1g a 4g por dia de omega 3.
Porém, deve-se levar em consideração que a quantidade ideal ainda não foi estimada, bem como o mecanismo exato pelo qual os ômegas-3 exercem seu efeito cardioprotetor. O ideal é buscar o nutriente nos alimentos, especialmente nos peixes, evitando excessos. Se for usar suplementos, melhor consultar um nutricionista antes.
Farmacia manipulcao
Figurinha carimbada das revistas de saúde e famoso por sua extensa lista de benefícios, o omega 3 é uma espécie de celebridade das substâncias. Mas quem é ele e para que serve?
Na verdade, o omega 3 é um tipo de gordura, enquadrado como ácido graxo polinsaturado, o que significa que possui em sua fórmula química a dupla ligação no terceiro carbono. Sua composição ainda se completa com o ácido eicosapentaenoico (EPA) e ácido docosahexaenóico (DHA).
Por isso tudo, o omega 3 está então no grupo das “gorduras do bem”. Importante para o corpo humano, porém não é produzido por ele, por isso, para manter altos os níveis de ômega 3 no organismo é preciso ingerir os alimentos que possuem a substância.
Alimentos que contém Ômega 3
Sem ser muito difícil de encontrar nas mesas (mais ainda na dos brasileiros), o Ômega 3 está, principalmente, em peixes de águas profundas e frias, como por exemplo o salmão, o atum, o bacalhau, a sardinha e a truta. Os óleos de peixe também são uma opção.
Mas para quem não gosta de peixe, o jeito mesmo é consumir sementes e o óleo de linhaça, que é a principal fonte vegetal de ômega 3.
Benefícios do Omega 3
Muitas pesquisas já comprovaram os benefícios da inclusão do ômega 3 na dieta. Os mais lembrados por médicos e nutricionistas são o controle da pressão arterial, e melhora da circulação sanguínea, a normalização do ritmo do coração, o combate à osteoporose e a capacidade de dificultar a instalação de processos inflamatórios. Além da já famosa melhora nas funções cerebrais.
E como sua mãe sempre lhe falou que “peixe é bom para a memória”, nesse caso destacam-se uma ampliação da capacidade de concentração, melhora na memória e nas habilidades motoras, além de uma redução do stress.
Memória ativada com Omega 3
Outra importante função do omega 3 é fazer parte das células cerebrais, compondo a membrana externa dos neurônios e possibilitando que a transmissão de informações entre eles seja feita de forma mais rápida e eficiente. O ácido graxo também protege os neurônios dos radicais livres, prevenindo, assim, doenças degenerativas como o Alcheimer. Possui ação anti-inflamatória e melhora a concentração e a memória.
As gorduras do bem, como o ômega-3, regulam a energia na região cerebral. São componentes das células nervosas e da bainha de mielina, que auxilia na rapidez com que as informações são transmitidas de uma célula para outra.
Omega 3 Emagrece?
Mas o principal benefício do ômega 3 é realmente o fato de ele ajudar a diminuir os níveis de LDL (fração do colesterol ruim) e na melhorara da ação da insulina, além (é claro, como toda substância que se torna famosa) da perda de peso.
De um lado, o hormônio fica mais estável, o que evita picos seguidos de quedas, comportamento que reflete no aumento da fome. Em níveis ideais ele faz o corpo todo funcionar melhor, o que potencializa o processo de emagrecimento, desde que aliado à uma alimentação balanceada e adequada ao propósito e exercícios físicos.
Omega 3 em Capsulas
A popularização desse elemento facilitou ainda mais que ele passasse a ser facilmente encontrado no mercado. Atualmente o ômega 3 pode ser encontrado (além de nos alimentos) em cápsulas vendidas pela internet e nas farmácias tradicionais e de manipulação. O preço do pote com 50 capsulas varia de R$ 35,00 a R$ 50,00.