Vamos Caminhar ?

Este exercício poderoso não falha quando o assunto é ter um corpo bonito e saudável. O melhor é que qualquer pessoa pode fazer. E as pesquisas mostram que não é necessário investir muito tempo. Apenas 20 minutos por dia, de forma moderada, já trazem ótimos resultados para a silhueta.

Caminhar Assistindo Também Emagrece
Caminhar Assistindo Também Emagrece

Mas caminhar emagrece mesmo ?

Já sei você vai dizer que tem preguiça, não tem tempo para ir à academia, não gosta de caminhar nos parques ou na rua e blá-blá-blá! A nossa resposta é: una o útil ao agradável. Sabe aquela hora sagrada da novela ou do seriado em que você para tudo o que está fazendo e fica jogada no sofá?

Ela pode ser uma boa pedida para caminhar e emagrecer em uma esteira, diversas pessoas fazem seus exercícios para emagrecer assistindo ao seriado ou a sua novela. Veja mais 5 bons motivos para você iniciar a caminhada.

Caminhar Emagrece
Caminhar Emagrece

1 – Caminhar é um antídoto contra a depressão

Advinha qual é o melhor exercício para ficar feliz? A caminhada, claro! Estudos mostram que ela pode funcionar como uma distração dos problemas, porque libera “hormônios do bom humor”. O melhor é que uma simples caminhada já traz resultado! Ela tem a vantagem de poder ser praticada pela maioria das pessoas, de implicar um pouco ou nenhum custo e de ser relativamente fácil de incorporar à rotina diária.

2 – Blinda o coração

Se você quer ter um coração firme e forte tem que dar seus passos. Estudos mostram que duas horas semanais de atividades físicas como corrida moderada ou apenas caminhar rapidamente diminuem pela metade o risco de síndrome metabólica. Essa condição reúne alguns dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares. Portanto, eliminar esse problema de saúde evita ataque cardíaco e derrame cerebral.

Os benefícios à saúde podem ser atingidos com apenas 10 minutos por dia. Uma boa forma de começar a se exercitar é tentar dar mil passos em 10 minutos até chegar a 3 il passos em 30 minutos.

3 – Queima gordura a jato

Imagine detonar a gordura da barriga, acabar com dois centímetros de cintura e diminuir gorduras das coxas? Com a caminhada você consegue tudo isso e mais um pouco. Estudos mostram, que mulheres que caminham sete dias em uma velocidade constante perdem gordura na região da barriga, diminuem 2 cm de cintura e detonam 8kg em 16 semanas, isso tudo sem fazer nenhuma dieta!

E mais: quem faz exercícios em alta intensidade perde aproximadamente três vezes mais gordura visceral. Vale lembrar que a gordura da barriga é muito perigosa, pois envolve órgãos como o fígado e os rins e tem sido associada a diabete, doença cardíaca e pressão arterial elevada.

4 – Zera as dores nas costas

Caminhada é tão eficaz quanto fisioterapia para aliviar dores nas costas, acredita? Mais uma pesquisa recente, mostrou que andar entre 20 e 40 minutos de duas a três vezes por semana já melhora as dores na região lombar. O motivo? É que a prática fortalece os músculos abdominais e das costas e, assim, ameniza o problema.

5 – Faz viver mais e melhor

Quem caminha vive mais. Essa é uma das revelações de diversos estudos. Os pesquisadores acompanharam um grupo de praticantes de corrida ou caminhada moderada e outro de sedentários. O menor índice de mortalidade foi identificado entre as pessoasque corriam em ritmo leve ou moderado, entre 1 e 2,4 horas semanais divididas em até três treinos.

Os cientistas esclarecem que o ritmo leve corresponde ao trote. Se o objetivo é reduzir o risco de mortalidade e aumentar a expectativa de vida, correr posucas vezes na semana em intensidade moderada é uma boa estratégia.

 

Artigos relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook